Sabe aquele ditado popular “Não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta”, traduzindo é isto que iremos abordar neste tema de hoje. Portanto, veja como funciona esta técnica de balancear seus ouvintes em vários servidores, denominada de CDN no Streaming.
Evite a dor de cabeça com quedas em suas transmissões. Utilize esta poderosa ferramenta a favor da sua Emissora!
O que significa CDN?
O CDN é um termo inglês onde significa Content Delivery Network, traduzindo significa para o português é Rede de Entrega de Conteúdo. Em resumo, são vários servidores em diferentes pontos fazendo o mesmo serviço de forma simultânea.
E no CDN no Streaming? O que é isto?
A teoria acima sobre o que é CDN agora é aplicada no próprio Streaming da Rádio/TV. Com isso, conseguimos lhe entregar o áudio utilizando vários servidores em Estados ou até mesmo País para realizar este balanceamento.
Desse modo, é como se nos colocarmos por exemplo, servidores em São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Quando o ouvinte acessar sua rádio automaticamente ele se conecta no servidor mais próximo a sua localidade.
Entendi, mais o que minha rádio ganha com isto?
- Entre os diversos benefícios de se utilizar o CDN no Streaming, é o menor delay, pois a viagem até seu ouvinte será menor, pois ele se conectará em um servidor mais próximo possível.
- Diminua as quedas do streaming, muitas empresas utilizam servidores fora do Brasil. Portanto, é necessário que seu áudio viaje no exterior e retorne para seu ouvinte, neste caminho pode ocorrer de perder sinal ou mesmo começar a picotar o streaming de áudio ou vídeo.
- Grandes audiências, se você deseja alavancar a audiência da sua rádio entre um dos fatores fundamentais para isto é ter um CDN no streaming. Porque são vários servidores que irão balancear automaticamente sua audiência, evitando quedas e com redundância.