Com o avanço tecnológico proporcionaram diversas mudanças no rádio. Passamos da fase de ter o aparelho em casa e agora, por meio das plataformas de streaming podemos escutar o rádio em qualquer lugar. Agora, com a tecnologia digital, temos as rádios personalizadas chamadas de podcast.

O que é podcast?

Mas o que é um podcast? Um programa de rádio pré gravado e editado, tendo como grande vantagem seu conteúdo sob demanda. Pode ser escutado em qualquer hora, qualquer lugar e quase todos os aparelhos atuais.

Seu comportamento no Brasil e no mundo

Nos EUA o podcast já visto como uma mídia de grande importância. Em 2017 teve um investimento em marketing de R$ 220 milhões, mostrando a grande importância dessa forma de distribuição de conteúdo.

No Brasil e no mundo o podcast vendo sendo utilizado para falar sobre diversos temas, como política, saúde, história, filmes ou simplesmente uma conversa descontraída. Tendo alguns podcasts atingindo milhões de downloads semanalmente.

Ele é concorrente do rádio?

Vimos que o podcast é uma forma do ouvinte escutar qualquer tipo de conteúdo, informativo, humorístico ou de qualquer tipo, em qualquer lugar lugar e na hora que desejar. Sendo uma forma das rádios atingirem um novo público.

Para continuar essa constante evolução, é necessário que rádio comece a produzir conteúdo sob demanda que atenda esse novo público, sem replicar programas pré existentes, mas gerando material novo.


O podcast é algo que veio como uma mídia separada da rádio, mas que pode funcionar junto com ela. Acabam se complementando pelas suas diferenças. Um programa de rádio se destaca por ser instantâneo, ao vivo; Enquanto ele, é algo previamente gravado, tendo uma grande produção, e edição.

Este post faz parte da Série: Curiosidades da Brasil Stream.

Acesse o Link e veja outras importantes curiosidades do Rádio.