Está querendo converter mais ouvintes para sua emissora nos meios digitais? Em resumo, fiz uma receita do que você deve começar a fazer para aumentar sua Audiência Digital da Rádio.

O que fazer para começar?

Muitos amigos do rádio me fazem esta pergunta: Erasmo, como aumento minha audiência na internet?

Minha resposta: Você sabe quem é seu ouvinte digital? Se tem alguma pesquisa ou métrica que comprova quem é ele? Portanto, se não tiver isto em mãos este é o primeiro passo, você precisa conhecer quem está do outro lado para ser mais assertivo.

Procure fazer uma pesquisa, pode ser quando estiver no ar ou mesmo mandando pelo WhatsApp. Com isso, faça estas perguntas abaixo:

  • Qual sua idade?
  • Você nos escuta por qual canal?
  • Qual a média semanal que escuta nossa emissora?
  • Qual horário geralmente?
  • Do que mais gosta em nossa Programação?
  • Promoções você participa?

Entre outras perguntas que você pode colocar, o ideal é utilizar por exemplo um Google forms para responderem e gerar uma tabela para vocês. Enfim, tente inovar levando um motivo para o ouvinte participar como se fosse um sorteio.

Receita para aumentar a Audiência da Rádio

Isto, agora com o resultado em mãos, vamos analisar e começar a fazer a programação para a maioria destas pessoas.

Por exemplo, no período da tarde das 14 as 16 horas você reparou que a maioria das pessoas que escutam a rádio possui idade de 18 a 30 anos de idade e gostam de escutar músicas Pop. Ou seja, é o momento de atingir o público considerado jovem.

Com isto, você pode direcionar todo o esforço da equipe para fazer programação neste intuito, exemplo sortear algo para este perfil que lhe acompanha (exemplo um celular).

É importante entender os dois lados da moeda, já que você sabe que este horário possível jovens, é a hora de ir atrás de empresas que vendem produtos para este público e informar para eles sua pesquisa.

painel de audiencia radio

Integração de tudo ao mesmo tempo

Estamos no momento de utilizar todas as ferramentas possíveis a favor da Rádio. Portanto, mescle antena e streaming, o offline com o online, e principalmente as redes sociais.

Não deixe de lado nenhum dos pontos. As redes sociais precisam estar ativas e com interação e seu site da Rádio com notícias atualizadas e streaming sempre funcionando.

Não se esqueça do seu ambiente físico da Rádio também sempre animado e receptivo para receber seus ouvintes. Em resumo, é o momento de colocar a mão na massa toda sua equipe para poder entregar o melhor de cada ferramenta.

sobre o autor