Como sua rádio pode conseguir anunciantes
Com o objetivo de ajudar sua rádio conseguir anunciantes, este conteúdo abordará um cenário complexo de rádio e mostrará, de forma didática, maneiras de obter sucesso com anunciantes.
O rádio é um meio de comunicação acessível e democrático, que revolucionou o consumo de informação e entretenimento, e que apresenta inúmeras vantagens para os anunciantes.
Contudo, é preciso que os gestores das emissoras se atentem para práticas simples que podem ajudar a atrair os empresários e empreendedores. Afinal, o anúncio de um produto ou serviço no rádio naturalmente é uma forma eficiente de chamar a atenção do público, com as seguintes vantagens:
- Comunicação com presença marcante e ampla no dia a dia;
- Popular entre todas as classes, idades e regiões do país;
- Possibilidade de ouvir em diversas plataformas;
- Campanhas de rápido desenvolvimento e veiculação;
- Estratégia de marketing adequada para empresas de todos os portes.
Geralmente, os anúncios têm entre 15 e 60 segundos, sendo que os mais comuns costumam ter cerca de 30. Os anúncios bem produzidos têm capacidade de gerar curiosidade, envolve e criar uma imagem mental do produto ou serviço oferecido.
Os valores para a veiculação variam de acordo com o tempo das propagandas, os horários de inserção e outros fatores, estabelecidos pela própria emissora.
Aos gestores das rádios, cabe o engajamento na hora de buscar por anunciantes, para que as emissoras mantenham uma boa margem lucrativa sem abrir mão de uma boa estrutura para que continuem no ar.
A importância de sua rádio conseguir anunciantes
Muitas vezes os gestores ou editores têm em mãos emissoras com transmissão movimentadas e ouvintes que demonstram cada vez mais interesse em continuar acompanhando as produções.
Porém, na maioria dos casos só é possível continuar o trabalho e tornar o meio de comunicação rentável, atraindo anunciantes, como por exemplo uma locadora de andaimes.
O valor que a empresa investe em troca de anúncios pode ser investido em estrutura ou até mesmo usado para cobrir gastos fixos da rádio. Por isso, a busca por anunciantes faz parte da rotina de muitos profissionais deste meio.
Apesar da desenvoltura e o carisma fazer parte da personalidade de grande parte das pessoas que trabalham com o rádio, nem sempre os profissionais utilizam as melhores técnicas para captar anunciantes.
Neste sentido, algumas dicas podem ser úteis para impulsionar as receitas das emissoras de rádio, Porém, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer bem o público do canal.
Conheça o seu público
Para as empresas de comunicação, saber com que público se relaciona é fundamental em todas as etapas do negócio, antes mesmo do seu funcionamento.
A segmentação da audiência é importante porque permite a criação de estratégias e conteúdos para despertar o interesse do público. É com uma identificação do público que se define a linguagem que será utilizada, a identidade do canal de comunicação, a grade de programação e até as empresas que podem ser consideradas potenciais anunciantes.
Assim, a rádio pode constatar que programas e audiências com características específicas podem interessar para os anúncios de uma loja de móveis planejados SP, por exemplo, facilitando a procura por parceiros.
Nesses casos, os dados relacionados à audiência das rádios, de acordo com a grade de programação, também pode ser utilizada como um argumento para os empresários.
Dicas para conseguir mais anunciantes para rádio
Com todas as informações em mãos, sobre o público e sobre a programação da rádio, o gestor ou editor já pode buscar anunciantes que mostrem identificação com a marca da emissora, incluindo a imagem que ela emite e o público que consome os conteúdos produzidos por ela. As principais dicas para conseguir mais anunciantes para rádio são:
1. Investir em Marketing Digital
Atualmente, o Marketing Digital se mostra uma ferramenta essencial para potencializar o alcance da empresa e atrair a atenção de possíveis anunciantes. Por isso uma dica é, após a identificação do público-alvo, o investimento em estratégias online visando promover a imagem da rádio e engajar os seus ouvintes.
Os benefícios podem ser aproveitados até mesmo durante a programação e ações da rádio, como exemplo, campanhas solidárias para arrecadação de cobertor barato para doação, que contarão com um envolvimento de participantes por conta da divulgação mais ampla.
Isso é fundamental porque uma emissora com boa audiência chama mais atenção dos anunciantes, e a quantidade de seguidores nas redes é uma forma de legitimar o público que a emissora tem.
2. Crie conteúdos de qualidade
É essencial que os anunciantes aprovem a qualidade dos conteúdos para estabelecer contratos de anúncios, assim como a manutenção dos padrões de qualidade também é de extrema importância para que a rádio consiga preservar os contatos que tá tem.
Com isso, a própria audiência do canal, os anunciantes estão em busca de conteúdos informativos e relevantes para o seu público.
Por tanto, uma dica antes de questionar a falta de anunciantes da emissora é analisar a programação e fazer alterações que ajudem a manter o interesse dos ouvintes sempre renovado.
Nesse sentido, uma empresa de projetos elétricos, por exemplo, pode demonstrar mais interesse por emissoras que abordam temáticas como manutenções residenciais, reformas ou construções em seus programas. Ao perceber que a rádio cativa um público interessado no tema, são maiores as chances de os empreendedores se interessarem pelos planos de anúncios.
3. Trabalhe o Branding da rádio
No Marketing, o Branding está diretamente relacionado à imagem de uma marca, e por isso o conceito é tão relevante, já que está ligado à forma como o negócio é visto no mercado. É preciso que os gestores compreendam a importância do Branding e busquem trabalhá-lo da melhor forma possível.
Uma empresa especializada no conserto de motores elétricos, por exemplo, pode construir o Branding reforçando ideias como a segurança, a eficiência e os benefícios dos sistemas elétricos para o meio ambiente.
Algumas dicas para o profissional que procura por novos anunciantes para a rádio baseia-se em mente: razões porque uma empresa deve optar pela sua rádio e não por outra; a relevância do canal para os ouvintes, entre outras questões que agregam valor à marca.
Os argumentos transmitem segurança e credibilidade para a empresa parceira que quer investir na divulgação de serviços, como o cabeamento de rede, por exemplo. Os empreendedores tendem a ter uma percepção mais positiva do investimento nesses casos.
4. Mostre porquê as empresas devem anunciar na sua rádio
Além de trabalhar o Branding da marca, é bastante válida a criação de um mídia kit ou outro formato de apresentação para os empresários. É importante nesse momento de captação de recursos mostrar a quantidade de ouvintes, visualizações, engajamento nas redes sociais, entre outros dados que apontam a relevância da rádio.
Outra ideia é mostrar exemplos de outras peças publicitárias que já foram realizadas, ou até cases de sucesso de marketing envolvendo a emissora.Um conteúdo bem produzido, inovador e atraente, capaz de transformar até mesmo o oferecimento de serviços como a instalação de pára raios em uma boa peça publicitária, pode convencer de uma forma mais dinâmica o anunciante
5. Explore datas comemorativas
As datas comemorativas são ótimas oportunidades para as empresas reforçarem as publicidades, visando incentivar a compra de presentes, alimentos, enfeites, entre outros itens de consumo.
A sazonalidade também pode ser utilizada para captar anunciantes temporários, pois mesmo que eles não tenham o perfil exato do público da rádio, podem se beneficiar dos períodos de festividades.
Nesse sentido, os programas especiais e temáticos também têm um grande potencial de promover produtos e serviços, além de proporcionar um conteúdo diferente aos ouvintes.
Ao invés de divulgar apenas onde comprar transformador, por exemplo, a emissora pode fazer um programa especial sobre o assunto, tirando outras dúvidas que o público-alvo, tanto da empresa quanto da rádio, podem ter.
6. Organize-se
A organização é essencial em diversos setores das empresas, e nas rádios não é diferente. Além de permitir o andamento da produção de conteúdos e programação, ela também é muito importante para a administração dos anunciantes e conteúdos referentes.
As propagandas também devem ser dosadas durante a programação, para que não comprometa a qualidade.
A escolha das empresas parceiras também merece atenção. Já que caso um ouvinte tenha uma experiência ruim com uma empresa divulgada na rádio, pode perder a credibilidade e até maldizer a emissora para conhecidos.
7. Mantenha um bom relacionamento com os anunciante
O relacionamento saudável com as empresas parceiras, agências de comunicação e todos os profissionais envolvidos nesse meio é primordial para o início dos contratos e também para as renovações.
É preciso que haja uma relação de proximidade e confiança, de ambos os lados, para que juntas as empresas consigam alcançar os resultados desejados. Desta maneira o gestor da rádio consegue aumentar a satisfação dos parceiros, que podem até indicar o negócio para outros empreendedores e empresários.
A relação com os ex-parceiros também pode ser agradável e produtiva. Uma dica é a avaliação dos resultados da campanha, que pode servir para a evolução da equipe de trabalho.
Manter o contato também pode significar oportunidades no futuro, e por isso é preciso empenho com o andamento das propagandas e o estabelecimento de uma relação amigável e próxima com os anunciantes.
Assim, é possível que todos continuem aproveitando as vantagens do rádio para a comunicação. A transmissão de informações e entretenimento com qualidade e proximidade beneficia principalmente aos ouvintes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.