Transmitir um estúdio ao vivo da rádio pela internet com streaming de vídeo é uma prática cada vez mais comum e atraente para emissoras que desejam expandir seu público e oferecer uma experiência multimídia. Portanto, além do áudio tradicional, integrar vídeo à transmissão cria uma camada adicional de interação e engajamento com os ouvintes, que podem acompanhar as atividades no estúdio em tempo real, ver os locutores e convidados e até mesmo interagir por meio de redes sociais ou chats ao vivo.
O que é necessário para fazer este serviço?
O principal é entender primeiro seu projeto e investimento no equipamento que irá fazer a transmissão. Em resumo, existem câmeras profissionais que você pode colocar ou pode optar por inicialmente começar com WebCam HD, que são câmeras que irão melhorar e o valor a partir de R$ 300,00 para aquisição deste equipamento.
Um computador com capacidade de processar vídeo em tempo real será necessário para capturar as imagens e transmiti-las. Nesse sentido, dependendo da quantidade de câmeras e da resolução da transmissão, pode ser necessário um software de streaming especializado, como OBS Studio ou vMix, que permite a alternância entre câmeras, inserção de gráficos, vinhetas e interação com chats de plataformas como YouTube e Facebook.
Certamente, estes equipamentos: mesa de som, câmera e computador precisam estar interligados e conectados a internet, pois é a internet que gerará o sinal para colocar seu estúdio ao vivo da Rádio.
Além, destes itens acima, precisa escolher seu parceiro de Streaming
Com tudo isso acima já funcionando, chegou a hora de escolher uma empresa para fazer o streaming de vídeo, que é justamente captar este sinal que você está gerando e criar um player para o digital.
Com este player você pode colocar no seu site, Youtube, Facebook entre outros. Além disso, com a Brasil Stream, você terá um poderoso painel onde irá mensurar sua audiência digital e entender melhor os horários de picos da sua programação.