No post de hoje vamos falar de um tema que já não é novidade para ninguém do meio de comunicação sobre o Futuro do Rádio. Em resumo, colocamos o vídeo com a opinião do diretor Ruy Jobim, da Escola do Rádio sobre este assunto.

Futuro do Rádio por Ruy Jobim

Segue as sábias palavras do Professor Ruy que já começa não falando mais do que o pessoal comentava no passado: “O Rádio vai acabar”. Portanto, ele mesmo já explica que isto ficou para trás e nem precisou responder que não acabou e nem irá acabar.

Importância da Tecnologia para o Rádio

Outro fator que ele ressaltou a importância do trabalho em conjunto do Rádio com a internet (streaming) que com isto a capacidade de alcançar a audiência fica bem mais ampla. Nesse sentido, a internet favoreceu muito isto junto com os novos modelos de audiência: site da emissora, aplicativo de Rádio, indexadores etc.

brasilstream

Desafio para as Emissoras

Ele ressaltou ainda que o modelo de negócio onde houver música, notícias, entretenimento, humor entre outros assuntos, vai existir o Rádio. Nesse sentido, ele destaca que a audiência vai sempre existir, porém ela irá se transformar, então aquele modelo do ouvinte sintonizar na sua emissora, pode ser que ele se adapte a acessar o Aplicativo da Rádio ou no Site…

Para o Futuro

Segundo o professor, é muito difícil prever como será o futuro do Rádio, pois a tecnologia muda constantemente e pode ser que vai ser criar algo diferente de tudo. Portanto, ele acredita que não importa o modelo de como vai ser o Rádio, mas ele tem certeza que o Rádio se adaptará muito bem com estes novos meios.