De uns anos para cá, a educação vem sendo revolucionada devido à diversos avanços que a tecnologia permite. É nítido ver a importância do desenvolvimento tecnológico na educação e pesquisa quando pensamos na necessidade de se utilizar máquinas e softwares de computador no meio acadêmico para a realização de pesquisas nas mais diversas áreas.

Um grande exemplo desta realidade é visto no YouTube e no Spotify como plataformas usadas para o aprendizado e divulgação científica. Existem diversos podcasts no Spotify e canais de vídeos no YouTube cujo enfoque é a divulgação científica e a educação.

É possível, por exemplo, encontrar nestas plataformas comunicadores que divulgam dicas para bom desempenho no vestibular, através de dicas de gramática, matemática, revisão de livros que caem no vestibular e até dicas para desenvolver uma (introdução pronta para qualquer tema de redação no ENEM)

Com isso em mente, hoje serão destacados canais, podcasts e comunicadores que desempenham um papel fundamental na comunicação científica, para você ter um método alternativo de estudo e aprendizado para suas provas.

YouTube e canais educacionais

Como foi visto anteriormente, no YouTube hoje em dia pode-se encontrar diversos canais educacionais, de divulgação científica, com enfoque no ensino e que passam (dicas para estruturação de portfólios e projetos) acadêmicos.

Como canais que possuem um papel essencial na educação, atualmente, podemos evidenciar o trabalho de alguns comunicadores, por exemplo:

Nerdologia

O primeiro canal que apresenta renome e destaque no meio científico e educacional, quando se pensa em comunicação é o (Nerdologia)

Este canal foi iniciado pelo biólogo Átila Iamarino que atuou como um importante divulgador científico durante a pandemia de coronavírus. O canal sempre possuiu um claro enfoque em ciência, porém, de uma maneira descontraída, traçando sempre paralelos com cultura geek, desenhos, animações e outros exemplos que dialogam com o público leigo.

Contudo, ao longo do tempo, com a expansão de seu canal no YouTube, o nerdologia passou a apresentar conteúdos voltados para:

  1. Tecnologia
  2. História

Ambas áreas foram retratadas nos seguinte segmentos do canal:

  • Nerdologia Tech
  • Nerdologia História

Logo, atualmente o Nerdologia é um antro para pessoas curiosas que querem adquirir conhecimento e cultura de uma maneira descontraída.

Ciência Todo Dia

Já o segundo canal que iremos citar que atua com a divulgação científica no YouTube é o Ciência Todo Dia.

Desenvolvido por Pedro Loos, o Ciência Todo Dia é um canal com claro enfoque na área de física, já que Pedro é graduando na área.

Contudo, da mesma maneira que o Nerdologia, Pedro busca, em seu canal, trazer conteúdos relacionados à física de uma forma tangível ao dia-a-dia do leigo através de exemplos ilustrativos e lúdicos que permitem uma ótima visualização de conceitos teóricos da física.

Ainda de acordo com a linha do Nerdologia, o Ciência Todo Dia conta com alguns segmentos, atualmente, como o Sinapse Quiz, que conta com a participação de diversos convidados.

Porém, diferentemente do Nerdologia, as aplicações do Ciência Todo dia são claramente voltadas a conceitos da física, o que por sua vez, não é nenhum demérito. Muito pelo contrário, a área da física é complexa e possui difícil acessibilidade para a população leiga e Pedro é capaz de transmitir os conceitos da área com maestria.

Spotify e podcasts sobre o vestibular

Quando falamos do Spotify, é essencial relembrar que, apesar de óbvio, esta plataforma é voltada especificamente para a divulgação de faixas de áudio.

Ou seja, ao buscar por conteúdos educacionais no Spotify, os resultados encontrados são apresentados em formas de Podcast.

De acordo com a plataforma Blog Pitágoras, existem alguns podcasts que são especificamente destinados aos vestibulandos que podem auxiliar de maneira direta na hora do estudo e na hora de se preparar para as provas que concedem acesso às universidades:

  1. Dá Ideia
  2. Fronteiras da Ciência
  3. 30 Minutos
  4. Filosofia Pop
  5. Xadrez Verbal

Pensamentos acerca do tópico

Atualmente, a tecnologia nos proporciona diversas maneiras de se adquirir cultura, conteúdo e aprendizado nas mais diversas áreas de maneira totalmente virtual.

Dentro deste campo, os canais educativos e podcasts trazidos nesta reportagem são de extremo auxílio, sobretudo para uma geração que possui um domínio praticamente inato em tecnologia e mundo digital.

Logo, não fique de fora e se prepare de maneira completa para o vestibular. Apesar de sua clara importância para o aprendizado através de fontes confiáveis, não se prenda aos livros e busque aprendizado de diversas origens, para traçar suas próprias ideias e conclusões.