Quando o seu vizinho grita o “gol” antes de acontecer na tela da sua televisão e você fica sem entender, fique tranquilo porque neste post vamos te explicar isto. Portanto, saiba Por quê o delay do Rádio é menor que o dá televisão?

Vídeo mostrando a diferença do Rádio para a TV:

Para começarmos o que é “delay”?

Delay é o termo técnico usado para calcular o tempo de processamento dos equipamentos de captura de áudio/vídeo até o até o ouvinte. Em resumo, esse processamento e o envio dos dados geram atrasos de segundos que são denominados: delay ou atraso de transmissão.

No exemplo para o Rádio, o tempo que o radialista faz a locução, sua voz vai para a mesa de som e após isto vai para a antena, já na antena ela faz a distribuição até os ouvintes. Nesse sentido, está viagem de distribuição do áudio, desde o radialista até ouvinte gera um tempo que no meio de comunicação é conhecido como delay.

promoções de rádio

Por quê o delay do Rádio é menor que o dá televisão?

Pensem comigo, na hora de uma transmissão ao vivo qual é mais pesado para ser enviado até telespectadores e ouvintes, o envio do áudio ou envio do vídeo? Em resumo, as imagens geradas em vídeos são mais pesadas e enviadas geralmente via satélite, já os arquivos de áudio são bem mais leves e enviados através de servidores de Streaming.

Portanto, existe alguma maneira de diminuir este tempo?

Sim, é possível diminuir o tempo de resposta através de servidores mais perto da localização entre rádio e ouvintes. Em resumo, grandes emissoras utilizam uma tecnologia denominada de CDN (Content Delivery Network), que são vários servidores espalhados em diversas localizações estratégicas, mas atuam de forma conjunta com o propósito de entregar o seu áudio no menor tempo possível até seu ouvinte.

Certamente, o CDN feito pela Brasil Stream, possui vários outros benefícios também, ele dá redundância (caso algum servidor cair o outro assume) e balanceia os acessos de forma com que todos os ouvintes ou telespectadores consigam ter a melhor qualidade possível. Em resumo, ele é feito para grandes transmissões onde precisam combinar qualidade e grande demanda digital.

Vídeo explicando sobre CDN da Brasil Stream: