Com o advento da tecnologia e a ampliação dos dispositivos móveis com acesso à internet, os meios de comunicação tiveram que se adaptar para acompanhar essas mudanças. Hoje em dia um bom programa de rádio, por exemplo, não depende somente do conteúdo, mas também, é preciso fomentar o engajamento dos ouvintes, para que eles se mantenham fiéis às emissoras.
As estratégias de fidelização são importantes para manter o sucesso dos programas de rádio, pois quanto mais envolvidos estão os ouvintes, mas a estação irá ganhar. Muito disso, deve-se aos índices de audiência, que são os principais responsáveis pelo crescimento das rádios. Por isso, é necessário investir em uma cultura participativa.
Vale ressaltar que as rádios ainda são mídias de grande presença no país. Segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), o rádio se mantém em 88,1% dos domicílios brasileiros, perdendo apenas para a televisão, com 97%. Além disso, o Brasil concentra aproximadamente 9,4 mil emissoras de rádio em funcionamento, entre AM, FM e rádios comunitárias.
Ainda segundo a Abert, o número de aparelhos de rádios convencionais no Brasil passa de 200 milhões, além dos 23,9 milhões de equipamentos em automóveis e acesso às rádios pelos celulares e smartphones, que somam 90 milhões. Hoje, aproximadamente 80% das emissoras já transmitem suas programações pela rede mundial de computadores, ou seja, pela internet.
Desse modo, os desafios estão em promover o engajamento dos ouvintes e, ao mesmo tempo, acompanhar as novas formas de consumo de mídias, principalmente, online. Sendo assim, algumas estratégias de marketing podem ajudar os programas e emissoras de rádio a incentivar a participação do público, de forma eficiente e dinâmica.
Dicas para aumentar a interação dos ouvintes
Saiba o que seu público tem a dizer
Conhecer o público do programa de rádio é algo que vale para qualquer tipo de ação ou estratégia de marketing, ainda mais nas rádios. Por isso, é necessário ter informações sobre o perfil dos ouvintes, para determinar e identificar a audiência. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de opinião. Ademais, verifique se o público:
- Usa o whatsapp com frequência;
- Está presente em redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter…);
- Está dentro de uma determinada faixa etária;
- Escuta a rádio por aparelhos convencionais ou smartphones;
- É maioria homem ou mulher.
Essas informações simples vão ajudar no planejamento do perfil médio dos ouvintes e, assim, as rádios saberão com mais propriedade o que eles têm a dizer. Dessa forma, o conteúdo pode ser orientado de maneira segmentada e personalizada.
Por exemplo, uma rádio voltada para um público masculino, na faixa etária entre 20 a 40 anos, pode apostar em propagandas e conteúdos relacionados com esse perfil, incluindo eventos nos finais de semana dentro da localidade e propaganda de fábrica de churrasqueira pré moldada. O mesmo não vale para uma rádio que tem como principal público as crianças; neste caso, é preciso investir em uma programação infantil.
Invista no broadcast online
O broadcast é um termo inglês que significa transmitir. Ele consiste na transmissão de informações para muitos receptores ao mesmo tempo, que pode ser feita por diversas mídias. No caso do broadcast online, integra-se a programação veiculada nas ondas de rádio, com o conteúdo transmitido ao vivo, por meio de sites, Lives no Facebook/Instagram e canais do YouTube.
Com isso, é possível veicular o seu programa de rádio em um website ou outro canal online, atingindo um maior número de interessados. Além disso, após pesquisar o perfil dos ouvintes, a programação pode ser orientada, isto é, a rádio pode investir de modo certeiro nas mídias online que o público mais consome.
Além disso, se o público utilizar o whatsapp, o programa de rádio pode ter uma lista com o número dos ouvintes e, assim, enviar programações, sugestões, informações, notícias e propagandas, como anúncios de abraçadeira de nylon, entre outros. Com isso, é possível sugerir a participação do público diretamente pelo whatsapp, facilitando a comunicação entre a emissora e os ouvintes.
Na lista de transmissão do whatsapp, a rádio também pode veicular propagandas personalizadas. Ou seja, ao identificar alguma necessidade do público, a emissora pode sugerir produtos e/ou serviços, conforme as necessidades. Assim, se uma determinada programação é voltada para dicas de sustentabilidade, a rádio pode enviar pelo whatsapp informações sobre atividades de gerenciamento de áreas contaminadas.
Aposte nas redes sociais
As redes sociais conseguem atuar diretamente no maior engajamento e participação dos ouvintes. Por isso, boa parte das emissoras já investem em páginas no Facebook, contas no Instagram, Twitter, entre outros canais.
Por meio das redes, as rádios podem compartilhar informações relevantes para o público, além de fornecer conteúdo sobre o que ocorre dentro da emissora. Ou seja, o conteúdo é mais humanizado e, assim, os ouvintes podem sentir-se mais próximos do programa.
Além disso, as redes sociais permitem o compartilhamento de outras formas de publicidade. Dessa forma, o público pode consumir a propaganda não só pelas rádios, mas também, pelas plataformas online. Assim, caso a emissora tenha um parceiro especializado em serviços de locação de guindaste e equipamentos de grande porte, é possível veicular um anúncio por meio das redes.
Faça enquetes e crie promoções
As promoções já são muito comuns nas transmissão de rádio, sendo uma das estratégias mais efetivas para engajar o ouvinte com a programação e promover uma cultura participativa. No entanto, além de realizar as convencionais promoções, as emissoras podem incentivar os ouvintes a participarem por meio das redes sociais e mídias online.
Assim, além de falar diretamente com o programa de rádio, o ouvinte também compartilha, curte e consome os conteúdos dos demais recursos de comunicação da internet.
As enquetes também são uma ótima ferramenta para promover o engajamento do público. O Instagram possui um recurso especialmente voltado para essa estratégia. Assim, o programa pode criar ações exclusivas para cada canal utilizado pela estação.
Vale ressaltar que, ao participar das promoções, o ouvinte que ganhar terá em mãos um determinado produto e/ou serviço, mas a rádio também deve disponibilizar um brinde personalizado. Essa também é uma estratégia de marketing muito eficiente, já que é possível oferecer brindes baratos e com impressão em vinil do logotipo da rádio.
Os aplicativos como aliados das rádios
Atualmente, é quase impossível ver alguém que não ande com o celular na mão. Por esse motivo, os aplicativos tornaram-se tão populares, pois eles facilitam o acesso dos usuários a inúmeros conteúdos, programas, sites e plataformas. Dessa forma, os meios de comunicação tradicionais podem se beneficiar da criação de apps, que integram ainda mais o público.
Além disso, não é preciso ser um programador para desenvolver um aplicativo. Existem várias programas especializados, de fácil uso, para que qualquer pessoa crie um app sob medida.
A grande vantagem dos aplicativos para as rádios está em possibilitar aos ouvintes maior facilidade na hora de se conectarem à programação. Quer dizer que eles não precisam depender da proximidade das antenas, a qualidade do sinal ou o acesso a um site específico para ouvir o conteúdo – basta acessar o aplicativo diretamente no celular. A única exigência é o download do app.
Dessa maneira, mesmo pessoas que estejam fora da área de cobertura da emissora podem ouvir a rádio. Isso aumenta o alcance e, ainda, faz com que mais pessoas possam conhecer o conteúdo das programações.
Mas, o que mais?
Outro ponto positivo está na possibilidade de lucratividade com os aplicativos. Por exemplo, é possível fazer parcerias com empresas e comércios, para a divulgação de propagandas diretamente no recurso móvel das rádios. Assim, se uma empresa quiser divulgar o preço de espuma para sofá, ou qualquer outro produto, a propaganda pode ser feita por meio de um anúncio, diretamente no aplicativo da rádio.
Os aplicativos também permitem que o programa de rádio se conecte diretamente com o ouvinte, mesmo quando ele não está ouvindo a programação. Por meio do recurso de notificações, o usuário é avisado sobre notícias importantes, horário de programas de rádio e transmissões especiais. Em algumas versões gratuitas do aplicativo, a emissora também pode enviar notificações de publicidade, anunciando um novo modelo de motor para porta de enrolar, ou algum equipamento especial.
A interação com os ouvintes também é muito mais direta com os aplicativos, visto que o recurso pode ter um espaço dedicado para o usuário fazer um pedido de música, consultar uma programação, fazer uma recomendação ou reclamação para a rádio. O ouvinte também poderá enviar recados, fotos e vídeos na internet, enriquecendo a experiência de usabilidade.
As rádios também podem elaborar promoções especiais para quem tem o aplicativo. Assim, é possível oferecer vantagens aos usuários que baixaram o recurso. O mesmo vale para parceiros da rádio, como empresas que vendem equipamentos tipo detector de radiação, que são muito específicos e tem mais visibilidade em mídias online.
Percebe-se que as possibilidades são múltiplas e, a cada dia, com o avanço tecnológico e o aprimoramento da internet, a conversão de mídias se mostra necessária.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.