Antes de mais nada, já avisamos logo: são tempos de rock, bebê! Muitos acham que o rock morreu, mas muito pelo contrário, ele continua fazendo estrondo na vida de milhares de pessoas.

Seja na ficção ou realidade. Nas últimas semanas, o gênero apareceu em evidência no cenário streaming da cultura pop. Do mesmo modo, alguns clássicos dispararam nas plataformas digitais!

Nesse sentido, reunimos neste post alguns dos motivos pelo qual você deve tocar Rock na sua rádio. E como o gênero tem impactado no crescimento da audiência de modo geral, confira:

brasilstream

AS PESSOAS CELEBRAM O ROCK

Primordialmente, ainda neste mês, comemorou-se o Dia Mundial do Rock (13/07), data bastante celebrada por vários nichos de seguimentos diferentes. Afinal de contas, mesmo que de forma indireta, o Rock continua a marcar momentos na vida das pessoas (não devemos deixar o rádio de fora dessa, ok?)

De antemão, é o que vêm acontecendo no mundo do entretenimento: após o lançamento da 4ª temporada de Stranger Things (série original Netflix), “Master Of Puppets“, da banda Metallica, entrou pela 1ª vez na Billboard Hot 100!

A principio, depois que o personagem da série, Eddie ( interpretado por Joseph Quinn), tocou a música no final da 4ª temporada, a faixa entrou na 40ª posição do ranking Billboard, crescendo a busca da banda de forma disparada nas plataformas digitais. A cena fez tanto sucesso, que a própria banda agradeceu pela inclusão da música na trilha sonora:

“A maneira como os irmãos Duffer incorporam qualquer música em Stranger Things sempre foi de alto nível, então estávamos mais do que empolgados ao ver ‘Master of Puppets’ na série, ainda mais por ter uma cena tão crucial […] Ficamos todos empolgados para ver o resultado final e, quando vimos, ficamos totalmente deslumbrados… é tão extremamente bem feito […] É uma honra incrível ser uma parte tão grande da jornada de Eddie e mais uma vez fazer companhia a todos os outros artistas incríveis apresentados no show”, publicou a banda no Instagram.

A banda Metallica / personagem Eddie de Stranger Things, interpretado por Joseph Quinn.

O CHARME DOS ANOS 80 E A TENDÊNCIA ATUAL DO ROCK

Antes de tudo, vale lembrar que a canção “Running Up That Hill”, de Kate Bush, também liderou por semanas a Billboard Hot 100. Bem como, impulsionada pela mesma série que a banda Metallica, a cantora ultrapassou mais de 100 milhões de views no Youtube, quebrando recordes pela ‘redescoberta’.

O fato é, o público tem abraçado músicas antigas, fazendo com que estes hits subam nos rankings e paradas, transformando em novos sucessos virais, seguindo trends e áudios nas redes sociais.

E não para por aí! O rock também adentrou o mundo dos super heróis. Respectivamente, na última quinta feira (21), a banda Guns N’ Roses assumiu o topo da Billboard, seguindo a mesma atração dos outros clássicos citados anteriormente. A atenção repentina se deu após a chegada do novo filme da Marvel Studios, ‘Thor: Amor e Trovão’ (2022), nos cinemas do mundo inteiro.

Nesse sentido, as canções “Sweet Child O’ Mine” e “Welcome to the Jungle” se tornaram as novas queridinhas pelo público. Além disso, ainda no filme do deus do trovão, as referências ao mundo do rock continuaram em alta, quando o filho do personagem Heimdall (Idrias Elba) muda seu nome para Axl, homenagem ao vocalista da banda, Axl Rose.

Todas as citações acima, reforçam, que, no cenário atual, o rock permanece presente entre jovens e adultos, principalmente pela maravilhosa combinação do gênero com o mundo do entretenimento. Então, eu lhe pergunto, por quê não tocar rock na sua rádio?

Por fim, está em cartaz nos cinemas a cinebiografia de Elvis Presley, filme que explora a vida e a música do ‘Rei do Rock! Amigo (a) radialista, esta é a hora perfeita para incluir “Suspicious Minds” na programação da emissora.

Em suma, os rankings das rádios mostrados pelo ECAD são dominados pelo popular sertanejo. Mas, vez ou outra, sempre surge algo de diferente. Do mesmo modo, ainda que plataformas de streaming tenham crescido consideravelmente, as rádios ainda são um ótimo do termômetro das paradas de sucesso.

Por isso, nós queremos saber: este post faz sentido para você? Conta pra gente!

perfil do autor