Em comemoração dos 100 anos do Rádio no Brasil, colocamos em nosso blog algumas datas que chamaram atenção deste centenário. Em resumo, você vai acompanhar os principais acontecimentos que brilharam ainda mais o universo chamado Rádio.

100 anos do Rádio: veja a timeline abaixo:

1922 – A primeira transmissão

A primeira transmissão em comemoração da Independência da República, ela ocorreu em 7 de setembro de 1922. Em resumo, quem ficou à frente da primeira transmissão foi o então presidente Epitácio Pessoa na inauguração da radiotelefonia brasileira.

1923 – A primeira Rádio no Brasil

No dia 20 de abril foi fundada a primeira Rádio em solo brasileiro, denominada Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Contudo, a Rádio existe até hoje, mas seu nome foi alterado para Rádio MEC, que foi criada para atuar sem fins lucrativos.

Estúdio da Rádio, com Beatriz Roquette-Pinto ao microfone
Estúdio da Rádio, com Beatriz Roquette-Pinto ao microfone (Fonte Retirada do Site: Fiocruz)

1932 – Começou a ganhar mercado com a autorização da publicidade no Rádio

O então Presidente Getúlio Vargas, autorizou as Rádios a fazerem publicidade. Em resumo, está liberação da publicidade nas emissoras, aliada com seu alto crescimento na venda de aparelhos, levou o Rádio a ganhar grande destaque por todo o Brasil.

1941 – A Era de Ouro no Rádio

Certamente foi uma das principais épocas de sucesso do Rádio, em comemoração aos 100 anos do Rádio no Brasil não poderíamos deixar de lado as radionovelas. Portanto, a primeira radionovela transmitida no país foi “Em busca da felicidade”, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em 1941, às 10h30. A obra era uma adaptação de Gilberto Martins a partir do original cubano de Leandro Blanco.

VEJA TAMBÉM – TUDO SOBRE AS RADIONOVELAS NO BRASIL

1955 – Início do FM

FM

Iniciou os testes com as primeiras transmissões nas ondas FM. Dessa forma, foi através da Rádio Impressa do Rio de Janeiro e teve como fundadora Anna Khoury, lembrando que esta tecnologia foi inventada em 1933 pelos americanos.

1967 – Criação do Ministério

No dia 25 de fevereiro deste ano, foi criado o Ministério das Comunicações (MCom). Em resumo, ele foi criado pelo decreto-lei nº 200/1967 de 25 de fevereiro de 1967, sancionado pelo então presidente Humberto Castelo Branco.

1990 – Surgimento do Streaming

De acordo com o trabalho da pesquisadora da (UFOP) Nair Prata, foi o ano em que começou as primeiras transmissões de Rádio via Internet. Portanto, o grande desafio da época foi a dificuldade por causa da má qualidade de conexão à internet.

2021 – Audiência continua crescendo! Segue o Líder!

Estudo da Kantar IBOPE Media, indica que consumo de rádio aumentou e alcança 80% dos brasileiros. Nesse sentido, o estudo comparou os dois modelos: seja no dial ou no streaming o rádio se mostra cada vez mais sólido e com alta performance entre a população.

100 anos do Rádio no Brasil