Se você estiver lendo este conteúdo e tiver abaixo de 40 anos provavelmente nunca escutou este termo, correto? Em resumo, o próprio nome já diz tudo, na era de ouro do rádio era sucesso total as radionovelas, e hoje escrevemos sobre elas.

Radionovelas: o que foi este sucesso absoluto?

Sabe a novela que você assiti pela televisão, era do mesmo modo só que através do Rádio. Portanto, é um tipo de drama radiofônico que conseguiam mexer com a imaginação dos ouvintes que maratonavam os enredos pelas ondas do rádio.

Veja abaixo um trecho para entender melhor uma radionovela:

Este trecho foi retirado da famosa radionovela O Direito de Nascer, que era exibida na Rádio Nacional em 1950. Em resumo, esta foi a maior em audiência em toda América Latina, ela teve 314 capítulo e com isso era o mesmo que quase 3 anos de irradiação.

consultoria sem compromisso

O elenco era formado por vários rádio-atores, entre os nomes: Nélio Pinheiro, Paulo Gracindo, Talita de Miranda, Dulce Martins e Iara Sales, entre outros. Certamente, após o fim das radionovelas, muitos migraram para a televisão.

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE EMILINHA BARBOSA?  A RAINHA DO RÁDIO? CLIQUE AQUI!

O Fim das Radionovelas?

O que levou ao fim destes espetáculos era o alto custo de produção, e coincidiu com a chegada e propagação da televisão. Nesse sentido, as verbas publicitárias diminuíram para este tipo de evento no rádio e foram adicionadas para a televisão, ela resistiu até os meados de 1970.

Em conclusão, uma curiosidade desta época, foi que durante o período de 1941 e 1959 foi elaborado e catalogado 807 trabalhos feito no Rádio.

Por fim, espero que tenha gostado de aprender um pouco mais deste universo que contagia a todos que gostam e vivem, chamado Rádio. Portanto, espero que tenham gostado deste conteúdo e se tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão, pode enviar sempre para nosso e-mail contato@brasilstream.com.br

Elas irão voltar algum dia?

Muitos não acreditavam na volta, mas de 2020 em diante um novo cenário apareceu e apenas alterou o nome, denominado de Podcast. Em resumo, existe vários formatos de podcast, os mais conhecidos são entrevistas e um bate-papo, porém existe outro estilo que conta uma história narrada de determinado fato e com isso é bem parecido com as Radionovelas de antigamente.

Veja exemplo abaixo: