O que o Spotify faz que gera tanta conversão e fidelização de usuários que podemos trazer para o mundo do Rádio? Enfim, neste post procuramos entender qual é o sucesso desta plataforma de streaming e poder revelar algumas lições do Spotify para utilizarmos.
1 – Entenda e conheça bem seu público
O grande diferencial que o Spotify faz é saber com quem está falando antes de fazer qualquer campanha publicitária. Portanto, eles entendem que o seu público-alvo é a geração Y, de acordo com pesquisa representa um fatia de quase 70 % dos usuários que escutam pelo smartphone.
Desse modo, sabendo quem realmente gosta do seu produto você consegue ser bem mais assertivo tanto para seus anunciantes na Rádio, quanto para seus ouvintes.
2 – Destas lições do Spotify, está é primordial – CRIATIVIDADE!
A primeira etapa que citamos foi descobrir para quem você irá falar. Desse modo você já sabe quem está do outro lado, então fica bem mais fácil de anunciar (entregar valor) para ele.
Veja um exemplo de CRIATIVIDADE dos anúncios que servem de lições do Spotify em Marketing:
Na Rádio, você pode trabalhar do mesmo modo. Faça com que sua equipe trabalha com criatividade cada anunciante, que ele se sinta única e saiba entregar o produto dele da melhor maneira para o ouvinte do outro lado.
Exemplo de comerciais antigos no Rádio:
3 – Mensure seus dados e relatórios
O Spotify mensura muito bem seus dados e sabe utilizar eles a favor tanto do marketing, quanto para alavancar sua audiência. Portanto, a jogada é entender onde está tendo demandas e focar nisto.
Exemplo de Outdoor do Spotify com a utilização de métricas:
Já na Rádio, é importante você entender seus horários de picos e qual as programações estão dando a melhor audiência. Desse modo, você pode focar nas melhores e aproveitar para buscar melhorar as piores em desempenho.
Certamente, você pode fazer igual o Spotify, focar em campanhas publicitárias que já dão bom retorno na programação da sua Rádio.