Para quem utiliza o ambiente online a favor de sua rádio sabe bem que as transmissões não são como antigamente. Atualmente, sua transmissão não termina assim que o programa se encerra. Através da Internet, seus ouvintes podem ter acesso a sua programação onde e quando quiserem. Porém, qualquer período parado é uma oportunidade do ouvinte se desconectar de sua Rádio ou até ir para uma concorrente. Portanto, para melhor lhe ajudar, separamos abaixo algumas dicas de como engajar seus ouvintes online para que isso não ocorra.

1º Dica: ouvintes online participativos

Quem nunca ligou na rádio para mandar aquele abraço para o locutor ou desejar um feliz aniversário para alguém especial? Sendo assim, para que você mantenha o ouvinte sempre engajado em sua Rádio, adicione na programação um espaço onde você pede a opinião deles como por exemplo:

  • Palpites de placar de jogos;
  • Enquetes sobre os eventos da cidade ou sobre a situação pública, etc.

Selecione algumas respostas e leia durante o programa para que os ouvintes online se sintam importantes. Alguns ouvintes esperam ansiosos para ouvir seu nome ao vivo na Rádio.

transforme sua Rádio hoje, faça parte deste projeto e aumente seus Ouvintes Online.

2º Dica: utilize as Redes Sociais ao Seu Favor

Aproveitando a dica Nº 1, utilize as redes sociais para interagir com seus ouvintes. Ou seja, utilize o Instagram, uma vez que ele tem ferramentas de perguntas e respostas que podem lhe ajudar. Faça lives no Facebook com sorteios de brindes.

Lance promoções onde o ouvinte precisa estar curtindo a página da rádio no Facebook e seguindo no Instagram, além de ficar engajado em sua programação para poder concorrer (quer dizer, que ele tem que ficar ligado na sua programação).

Crie uma Hashtag para sua atração, assim você consegue monitorar quem está citando seu programa nas redes sociais.

Exemplos de Hashtag:  #ProgramaSertanejo, #NomeDaRádio #LigadoNaRádio #PromoçãoDaRádio

Outra dica, é criar também um canal no Youtube, dessa forma, você pode publicar os programas para que seus ouvintes vejam novamente ou caso tenham perdido algum conteúdo eles possam rever, claro, desde que você possua um estúdio ao vivo. 

3º Dica: convidados especiais

Outra estratégia de engajamento é receber em sua programação convidados especiais como: médicos, advogados, nutricionistas, especialistas em várias áreas ou até mesmo locutores para tirar as diversas dúvidas dos ouvintes. Assim, facilitando a interação e sempre levando a melhor informação para ele.

Faça uma enquete no Instagram perguntando ao ouvinte online qual o profissional ele quer que esteja presente no próximo programa. Para isso, peça a eles que mandem o nome, endereço e as perguntas através das redes sociais ou site da sua Rádio para que os profissionais possam responder ao vivo.

Leia o nome de seus ouvintes no ar, aqueles que estiverem engajados na programação vão ficar satisfeitos de terem seus nomes lidos e suas perguntas respondidas. Em resumo, você terá fiéis ouvintes que irão participar sempre na sua programação.

Cuidado com o Conteúdo transmitido para Ouvintes Online

Atualmente, com a ampla concorrência, é muito fácil perder um ouvinte. Para que isso não ocorra, aborde conteúdos interessantes para que ele nunca deixa de ser engajado em sua programação. Lembre-se sempre de ter um conhecimento prévio do que será passado ao seu ouvinte para que imprevistos não ocorram quando estiver no ar.

Agora que você já sabe como engajar seus ouvintes, veja 3 dicas de como não perder audiência.