A locução é o meio que uma pessoa – neste caso, o locutor – utiliza para transmitir uma mensagem em um programa de rádio, ou seja que ele vai locucionar. Certamente, quando se faz uso da comunicação oral, a forma de utilizar a voz pode modificar completamente a mensagem.
Por isso, além de ter atenção com aquilo que se deseja transmitir, é importante cuidar da saúde vocal.
Ao pensar no rádio como meio de comunicação, é fundamental lembrar que o anúncio comercial pode ser o primeiro contato da marca com seus clientes ou com aquelas pessoas que a empresa deseja conquistar.
É dessa maneira que futuros consumidores vão conhecer os produtos e serviços oferecidos pela empresa, saber a localização do estabelecimento e até mesmo se identificar (ou não) com o perfil daquela marca.
Tudo irá depender do tom de voz utilizado, da interação e da forma como a mensagem foi transmitida. Portanto, é essencial ter clareza, ser objetivo e dinâmico.
Essas características são importantes para que o ouvinte sinta a emoção e entenda a mensagem passada, de forma que se construa um conceito adequado sobre a mensagem.
Cuidados que um locutor deve ter com a voz
Se o locutor não seguir algumas precauções necessárias com sua voz, alguns problemas podem surgir, como:
- Voz rouca;
- Garganta inflamada;
- Dores de garganta;
- Prejuízo nas cordas vocais.
Para locucionar bem em programas de rádio e transmitir a mensagem de maneira clara, é importante ter atenção e seguir algumas dicas:
1 – Preserve sua voz
Uma dica muito essencial para realizar uma boa locução é preservar a voz. Mas se é fundamental emitir a mensagem da forma precisa, como preservar a voz durante a locução?
Para isso, o locutor pode seguir algumas orientações:
- Beber água regularmente;
- Manter uma alimentação saudável;
- Evitar ingerir chocolates e alimentos gordurosos;
- Evitar gritar ou usar tons de voz elevados;
- Entre outros.
2 – Cuidados com a leitura
Além do cuidado com a voz, quando o locutor pretende transmitir uma mensagem, é indispensável estar atento ao texto.
Nesse momento, é preciso lembrar que a pessoa que está recebendo essa informação encontra-se distante, ou seja, é apenas um ouvinte.
A mensagem não tem imagens como acontece com a televisão, por exemplo.
Por isso, ao ler o texto, o locutor deve ser claro e objetivo. Isso significa evitar palavras difíceis que poucas pessoas entenderiam e usar um texto curto e simples, que transmita a mensagem de forma dinâmica.
3 – O tom de voz
Outra dica importante é pensar em qual tom de voz utilizar. Além da leitura do texto, como a entonação da voz é importante na hora de fazer um comentário, por exemplo?
Vale lembrar que, em uma conversa, a voz das pessoas variam de acordo com a emoção e assunto envolvidos. A mesma coisa deve acontecer no momento de transmitir uma informação no rádio.
Uma notícia “triste” precisa de um tom melancólico, assim como um anúncio convidando os clientes precisa ser animado e convidativo, entre outros.
Isso faz com que as pessoas percebam essas emoções ao escutar o programa de rádio e despertem o interesse pelo que está a locucionar.
4 – Adequar a mensagem
Quando um locutor recebe o material de seu cliente para uma propaganda, precisa saber encaixar o que ele solicitou dentro das necessidades da empresa.
Uma clínica de acupuntura que oferece serviços e atendimentos variados, no centro da cidade de São Paulo, por exemplo, a formatação da mensagem deve ser diferente de outros locais semelhantes.
Sendo assim, o locutor não pode falar da mesma forma em anúncios de outras clínicas. Um local onde o paciente realiza um check up básico é um estabelecimento diferente, por isso, necessita de uma locução de mensagem distinta.
Por isso, é essencial adequar a mensagem e transmitir a informação da forma correta.
Assim, as empresas garantem que seus clientes recebam exatamente o conceito necessário em cada situação.
Inclusive, para atingir nichos específicos, adaptar a forma de falar, as palavras utilizadas e o grau de dificuldade da linguagem.
Por exemplo, as salas para treinamento são espaços onde um tutor vai ministrar um treinamento para aprofundar assuntos e ensinar seus alunos, ou onde acontecerá uma reunião de negócios.
Um anúncio para essa audiência pode conter um vocabulário específico dentro do cenário que o público que deseja esse tipo de serviço tem acesso.
Já um anúncio sobre reciclagem de papel e cartão que, por ser um assunto mais pontual, pode utilizar palavras desse nicho na locução.
Importância de locucionar bem
Um anúncio no rádio pode ser, muitas vezes, o primeiro contato entre o consumidor e a marca. Por isso, comunicar a informação de forma adequada e clara é muito importante.
Logo, para locucionar bem, procure adequar todos os aspectos, desde os cuidados com a saúde da voz, tom e até a preparação do texto a ser narrado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
0 comentário