A locução é o meio que uma pessoa – neste caso, o locutor – utiliza para transmitir uma mensagem em um programa de rádio, ou seja que ele vai locucionar. Certamente, quando se faz uso da comunicação oral, a forma de utilizar a voz pode modificar completamente a mensagem. 

Por isso, além de ter atenção com aquilo que se deseja transmitir, é importante cuidar da saúde vocal.

Ao pensar no rádio como meio de comunicação, é fundamental lembrar que o anúncio comercial pode ser o primeiro contato da marca com seus clientes ou com aquelas pessoas que a empresa deseja conquistar.

É dessa maneira que futuros consumidores vão conhecer os produtos e serviços oferecidos pela empresa, saber a localização do estabelecimento e até mesmo se identificar (ou não) com o perfil daquela marca. 

Tudo irá depender do tom de voz utilizado, da interação e da forma como a mensagem foi transmitida. Portanto, é essencial ter clareza, ser objetivo e dinâmico. 

Essas características são importantes para que o ouvinte sinta a emoção e entenda a mensagem passada, de forma que se construa um conceito adequado sobre a mensagem.

Cuidados que um locutor deve ter com a voz

Se o locutor não seguir algumas precauções necessárias com sua voz, alguns problemas podem surgir, como:

  • Voz rouca;
  • Garganta inflamada;
  • Dores de garganta;
  • Prejuízo nas cordas vocais.

Para locucionar bem em programas de rádio e transmitir a mensagem de maneira clara, é importante ter atenção e seguir algumas dicas:

1 – Preserve sua voz

Uma dica muito essencial para realizar uma boa locução é preservar a voz. Mas se é fundamental emitir a mensagem da forma precisa, como preservar a voz durante a locução? 

Para isso, o locutor pode seguir algumas orientações:

  • Beber água regularmente;
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Evitar ingerir chocolates e alimentos gordurosos;
  • Evitar gritar ou usar tons de voz elevados;
  • Entre outros.

2 – Cuidados com a leitura

Além do cuidado com a voz, quando o locutor pretende transmitir uma mensagem, é indispensável estar atento ao texto.

Nesse momento, é preciso lembrar que a pessoa que está recebendo essa informação encontra-se distante, ou seja, é apenas um ouvinte. 

A mensagem não tem imagens como acontece com a televisão, por exemplo. 

Por isso, ao ler o texto, o locutor deve ser claro e objetivo. Isso significa evitar palavras difíceis que poucas pessoas entenderiam e usar um texto curto e simples, que transmita a mensagem de forma dinâmica.

3 – O tom de voz

Outra dica importante é pensar em qual tom de voz utilizar. Além da leitura do texto, como a entonação da voz é importante na hora de fazer um comentário, por exemplo? 

Vale lembrar que, em uma conversa, a voz das pessoas variam de acordo com a emoção e assunto envolvidos. A mesma coisa deve acontecer no momento de transmitir uma informação no rádio.

Uma notícia “triste” precisa de um tom melancólico, assim como um anúncio convidando os clientes precisa ser animado e convidativo, entre outros.

Isso faz com que as pessoas percebam essas emoções ao escutar o programa de rádio e despertem o interesse pelo que está a locucionar.

4 – Adequar a mensagem

Quando um locutor recebe o material de seu cliente para uma propaganda, precisa saber encaixar o que ele solicitou dentro das necessidades da empresa. 

Uma clínica de acupuntura que oferece serviços e atendimentos variados, no centro da cidade de São Paulo, por exemplo, a formatação da mensagem deve ser diferente de outros locais semelhantes. 

Sendo assim, o locutor não pode falar da mesma forma em anúncios de outras clínicas. Um local onde o paciente realiza um check up básico é um estabelecimento diferente, por isso, necessita de uma locução de mensagem distinta.

Por isso, é essencial adequar a mensagem e transmitir a informação da forma correta. 

Assim, as empresas garantem que seus clientes recebam exatamente o conceito necessário em cada situação. 

Inclusive, para atingir nichos específicos, adaptar a forma de falar, as palavras utilizadas e o grau de dificuldade da linguagem. 

Por exemplo, as salas para treinamento são espaços onde um tutor vai ministrar um treinamento para aprofundar assuntos e ensinar seus alunos, ou onde acontecerá uma reunião de negócios. 

Um anúncio para essa audiência pode conter um vocabulário específico dentro do cenário que o público que deseja esse tipo de serviço tem acesso.

Já um anúncio sobre reciclagem de papel e cartão que, por ser um assunto mais pontual, pode utilizar palavras desse nicho na locução. 

propaganda estudioaovivo

Importância de locucionar bem

Um anúncio no rádio pode ser, muitas vezes, o primeiro contato entre o consumidor e a marca. Por isso, comunicar a informação de forma adequada e clara é muito importante.  

Logo, para locucionar bem, procure adequar todos os aspectos, desde os cuidados com a saúde da voz, tom e até a preparação do texto a ser narrado. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *