Segundo a empresa Kantar Ibope, a Audiência da Rádio cresceu cerca de 20 % neste período de isolamento. Desse modo, veja abaixo alguns dados sobre esta pesquisa divulgada.

Resultado da Pesquisa sobre Audiência da Rádio

Na amostra da pesquisa, de todos os entrevistados, 77 % afirmaram que que ouviram Rádio. Ainda assim, destes acima 71 % afirmaram que escutam o mesmo tanto ou mais a sua fiel Rádio após as medidas de isolamento.

E nesta mesma amostra 20 % afirmaram que escutam “muito mais Rádio” após o isolamento.  

Fonte - Kantar Ibope
Fonte – Kantar Ibope

Tempo de Consumo da Audiência

Mesmo após Pandemia, de acordo com a Pesquisa realizada em São Paulo, o consumo diário continua praticamente o mesmo. Ou seja, nos meses ficou esta variação:

  • Fevereiro: 4 horas e 02 minutos
  • Março: 4 horas e 18 minutos
  • Abril: 4 horas e 10 minutos

Programação da Rádio (diversificado)

De acordo com a pesquisa, está bem variados o tipo de conteúdo que os ouvintes procuram. Dessa forma, quem segue na liderança é o conteúdo musical com 52 %, logo após pessoas que querem se distrair com 50 %, e na terceira posição com 43 % para se atualizarem com informações gerais. Na quarta posição são ouvintes que querem informação sobre o Corona Vírus com 23 %.

Fonte da Pesquisa: Kantar Ibope
Fonte: Kantar Ibope

Motivo deste aumento da Audiência da Rádio:

Credibilidade: Um dos principais pilares que contribuiu com este aumento da Audiência das emissoras é a credibilidade. Em resumo, a população acredita muito no conteúdo disponível e na seriedade das emissoras.

Velocidade das Informações: A Rádio sempre foi considerada o meio de comunicação mais rápido para levar a informação a população. Desse modo este fator também é decisivo neste atual momento.

Multiplataforma: outro diferencial da Rádio no atual cenário é está presente em diversas formas. Em conclusão, o ouvinte pode consumir sua Rádio favorita pela antena ou internet de qualquer lugar do planeta.

Então, seja no carro, em casa, no metrô, no trabalho ou no celular. Isto é, hoje em dia o Ouvinte não encontra barreiras para não escutar sua Rádio.

Erasmo Magalhães