Hoje iremos abordar um tema curioso que muitos amigos Radialistas têm se preocupado e com razão. Em resumo, vamos explorar um pouco sobre como funciona a medição da Audiência do Rádio.

Quem é o responsável pela Medição da Audiência do Rádio?

Existem vários Sites que fazem esta medição, porém somente no formato online. Entretanto, é possível contratar uma empresa especialista em pesquisas para realizar a mesma de modo Offline (através de questionários por exemplo).

A empresa mais conhecida que faz a medição desde 1942, é o IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística). Em resumo, ela é uma empresa especialista em pesquisas de mercado em toda América Latina.

No ano de 2014, a divisão de pesquisa do IBOPE foi vendida para a Kantar, se tornando oficialmente a Kantar Ibope Media.

Gestão de Rádio

Ferramentas para a Pesquisa

A Kantar Ibope possui uma ferramenta chamada Easymedia4, que possui o objetivo de realizar pesquisas detalhadas em emissoras no ambiente Online e Offline.

Com a finalidade de realizar pesquisas assertivas, esta ferramenta consegue mensurar alcance, cobertura diária, tempo médio dos ouvintes, horários de picos, share total e participação da emissora no segmento.

Os resultados também mensuram um pouco sobre quem é o seu ouvinte. Portanto, ela detalha zonas geográficas, escolaridade, ocupação, local da audiência, entre outros.

Pesquisa Offline para Rádio 

Quando se diz pesquisa Offline no Rádio, significa que é o sinal do Rádio tradicional. Ou seja, é o sinal da antena até o ouvinte final, seja ele em qualquer lugar.

A Kantar utilizar uma metodologia denominada recall, onde os entrevistados respondem perguntas sobre o que escutaram ontem, anteontem, com horários detalhados, local que ouviram a Rádio e pode haver outras perguntas para mensurar mais detalhadamente a audiência.

Pesquisa Online para Audiência do Rádio

A ferramenta para monitoramento da audiência online se chama TagWave. Dessa forma, esta ferramenta possui o objetivo de monitorar e mensurar a audiência do Rádio através do Streaming.

A metodologia coleta informações das emissoras através dos acessos online, gerando assim os resultados.

Agora que você conhece um pouco mais sobre como é feita medição da audiência do rádio, aprenda como aumentar a audiência de sua rádio.

Fonte deste artigo: Kantar Ibope Media

Autor - Erasmo Magalhães