Aposto que você já fez esta pergunta: como se mede a audiência na TV? Dessa forma fizemos um post hoje lhe mostrando um pouco sobre este tema, explicando de forma detalhada quem participa da pesquisa, como é feita, quem é o responsável e o que vale cada ponto de audiência Registrado.

Todos participam da pesquisa?

Não, a audiência é mensurada através de uma amostragem. Em resumo, são selecionadas um determinado número de casas e dentro delas são instaladas um aparelho no televisor chamado de Peoplemeter, ou o popular DIB 6.

Destes participantes (telespectadores) é gerado a média de audiência geral, conhecido no meio como IBOPE.

É importante ressaltar, que as famílias que participam são escolhidas estatisticamente para participar e são notificadas. Dessa forma, são recolhidos com autorização dos participantes seus dados de acesso.

O que faz o DIB 6? E quem é dono dele?

O DIB 6 tem a função de coletar os dados dos telespectadores em tempo real, como por exemplo: Qual canal estão assistindo naquele determinado horário.

Estes dados são enviados para o IBOPE, que significa Instituto Brasileiro de Opinião Público. Porém, em 2014 a divisão de pesquisa foi vendida para outro grupo, então se tornou a Kantar IBOPE Media.

O que significa o Pontos de Audiência na TV?

O Kantar IBOPE Media define que 1 ponto de audiência é equivalente a 1 % do universo pesquisado. Portanto, quando falamos em números, 1 ponto de audiência é equivalente a 248.647 lares e o alcance a 693.786 pessoas.

Abaixo colocamos uma tabela elaborada pela Kantar IBOPE Media:

Kantar IBOPE Media
Fonte: Kantar IBOPE Media

Enfim, espero ter ajudado a entender como funciona o IBOPE na televisão Brasileira. E se você tem curiosidade sobre a quantidade de Rádios que possui no Brasil, clique aqui para ler este conteúdo.

Um grande abraço e até a próxima amigo.

Erasmo Magalhães