Neste post iremos abordar a quantidade de rádios que existe no Brasil, portanto utilizando Órgãos Governamentais (MCTIC) que mensuram estes dados. É importante ressaltar que existe algumas modalidades de radiodifusão, entre elas: AM, FM e Comunitárias. Segue abaixo a quantidade total e por modalidades de emissoras.

A quantidade de rádios no Brasil!

De acordo com o Ministério das Comunicações, o total Rádios existem no Brasil é 9.000 emissoras, desta totalidade podemos dividir elas no modo abaixo:

Rádios AM é de 1.921, visto que este valor está caindo devido a transição de rádios AM para FM.

Leia também: Porque da migração das rádios AM para FM!

Rádios FM, o total é de 3.209, logo que, 500 delas estão estado de São Paulo, que detém o maior número de rádios FM no país.

Rádios Comunitárias

Já as Rádios Comunitárias somam um total de 4.641 rádios. Portanto com estes dados, o estado que lidera nesta categoria é Minas Gerais, com 749 rádios comunitárias.

Novo mercado em crescimento

Por consequência da revolução tecnológica no mundo, surgiu a necessidade das radiodifusão irem para a internet (streaming), que veio para acrescentar ainda mais nas rádios, já que permite de qualquer cidade ou país sua rádio ser escutada.

Contudo, surgiu também rádios 100 % Web. Com funcionamento apenas pela internet. E também as Rádios Indoor, que possuem o intuito de serem ouvidas apenas em estabelecimentos comerciais, exemplo: rede de lojas, shopping, etc…

Como funciona e valores para Rádio Indoor, clique aqui!

Total de Emissoras de Rádios

Na somatória geral, a quantidade de rádios no Brasil chega a mais de 9 mil emissoras licenciadas a executar o serviço de radiodifusão. É importante ressaltar que estes números estão todas aptas a executar o serviço por ondas radiofônicas, porém existe um percentual de rádios clandestinas no Brasil, que estão fora destes dados.

quantas radios existem no brasil

Estatísticas de Rádios no Brasil

Este post faz parte da Série: Estatísticas de Rádio da Brasil Stream.

Acesse o Link e conheça mais dados sobre o Rádio no Brasil.