Para que sua rádio fique sempre com a cara dos seus ouvintes, é importante se preocupar em como produzir conteúdos para rádios, e o que está produzindo para eles! Afinal, eles são os clientes que consomem sua programação diariamente.

Portanto, para o sucesso pleno da rádio, deve haver sintonia em vários fatores. Não somente equipamentos (microfones e antenas), mas também o conteúdo e programação da rádio.

Você sabe pra quem está produzindo seus conteúdos para rádio?

Primeiro passo para fazer o conteúdo para rádio, é então, descobrir para quem que você vai escrever. E uma das formas, é saber quem é o público que consome conteúdo no horário que você quer postar.

Como descobrir quem é o público do seu conteúdo

Em resumo, uma pesquisa utilizando as redes sociais e participações dos seus ouvintes pode ajudar bastante. Lembre-se sempre de segmentar sua pesquisa por horários. E então, você pode ver quem realmente lhe escuta. Com essas métricas de mensuração, é possível verificar: a faixa de idade, estilos musicais mais pedidos, quem está do outro lado te escutando neste determinado horário, entre outros itens.

E então, com este resultado, você pode escrever o conteúdo de forma mais assertiva e direta para seu público. Gerando maior confiança e interação, desta forma gera maior fidelidade dos ouvintes.

Conteúdo Local, grande diferencial

Seus ouvintes vão engajar muito mais sabendo o que acontece de importante na sua cidade e região, isso é fato. Dessa forma, você pode explorar a divulgação de notícias, acontecimentos, eventos, feiras e outros tipos de destaques.

Sua rádio será referência quando o tema for informações sobre sua cidade e região que abrange! E como resultado disso:

  • Sua Rádio aumenta a confiança e credibilidade no comércio local (maior faturamento com anunciantes);
  • Notícias exclusivas – seus ouvintes só encontrarão na sua rádio;
  • Pessoas que moram fora, podem ouvir pela internet sua rádio e ficarem atualizadas sobre que está acontecendo em sua cidade;
  • Sua Rádio faz importante papel social na sua cidade, deixando a população sempre antenada;

LEIA TAMBÉM: Como alavancar a audiência da sua rádio com métricas!

Conteúdos rotineiros de determinados assuntos

A Rádio precisa de conteúdos de determinados assuntos globais e rotineiros para o dia a dia da emissora. O fator que chama atenção é programar uma rotina para esses conteúdos, fixos em uma data específica. Dessa forma, fica mais fácil de saber quando novos conteúdos estão por vir.

Por exemplo: toda Segunda-feira as 13 horas tem o resumo do Futebol do fim de semana. Faça chamadas informando o programa e horário, para que seus ouvintes já ficam atentos e sempre estarão presentes naquele horário.

Você pode fazer estes programas com outros temas, bem como: novelas, esportes, filmes, lançamentos musicais, e por ai vai.

Utilize as redes sociais a seu favor

Lembre-se de divulgar sua programação e conteúdo pelas redes sociais. Elas são um importante meio de evidenciar sua rádio para seus ouvintes.

Você precisa chegar até seu ouvinte, e uma ótima forma de conseguir isso, são as redes sociais. Então, aproveite o máximo de benefícios que ela pode lhe proporcionar. Por exemplo: faça live no Facebook e Youtube, crie grupo no WhatsApp onde pode compartilhar notícias e links e até mesmo criar uma página no Instagram.

Faça pesquisa e procure variar o conteúdo

Uma das chaves de como produzir conteúdos para rádios, é procurar escutar a opinião de seus ouvintes e verificar se os conteúdos produzidos estão sendo de fato bem recebidos por partes deles.

Analise e fique atento às tendências, dessa forma, sua programação sempre será pioneira diante dos concorrentes. Você pode acessar portais que indexam rádios para verificar como estão as rádios espelhadas pelo Brasil, entre eles: Tunein, TudoRádios e BrasilRádios.

É importante variar temas que tenham ligação com o público-alvo daquele determinado horário. Diante disto, você consegue agregar ainda mais valor na sua programação para o seu ouvinte.

Este post faz parte da Série: Streaming de Áudio da Brasil Stream.

Acesse o Link e veja outros importantes equipamentos do Rádio.