Está com dúvida de como funciona a distribuição dos direitos autorais da arrecadação feita pelo ECAD? Nesse sentido, de acordo com o próprio ECAD colocamos abaixo como funciona isso.

Sobre o ECAD

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, popularmente conhecido como ECAD, ele atualmente é administrado por sete associações através de uma gestão coletiva. Em resumo, de acordo com o site do ECAD, ele possui um banco de dados com 16 milhões de obras musicais, 13 milhões de fonogramas e 305 mil obras audiovisuais.

QUANTAS RÁDIOS EXISTEM HOJE NO BRASIL? CLIQUE AGORA E VEJA!

Função do ECAD

Toda vez que uma música é executada publicamente (ex: Rádios, Tv, Lojas, Shows) o ECAD é responsável por identificar esta execução, fazer a devida cobrança e após isso, fazer o repasse aos autores da música.

Distribuição dos direitos autorais – como funciona?

Para se ter ideia de acordo com Relatório Anual de 2021, que o ECAD disponibiliza no site deles, o montante arrecado chegou a R$ 1,08 bilhão. Portanto, deste montante total, cerca de 85 % foram distribuídos aos compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos.

Segue abaixo qual a porcentagem de destruição que o ECAD realizada:

Veja para onde vai a Distribuição dos direitos autorais do ECAD:

De onde vem esta arrecadação?

De acordo com o Relatório Anual de 2021 que o ECAD disponibilizou o segmento que mais foi a televisão, sendo responsável por 41 % de arrecadação e a Rádio representou cerca de 11 %. Portanto, os outros 48 % que restarem ficou dividido entre Serviços Digitais, Cinema, Shows e Eventos e usuários gerais.

Um ponto importante que o ECAD destacou foi o crescimento dos Serviços Digitais que inclui o Streaming de Áudio e Vídeo, que em 2021 foi o recorde em distribuição desde 2011, sendo distribuído o valor de R$ 145,8 milhões.