Certamente um novo cenário para rádios está surgindo a cada dia. A evolução que está acontecendo faz com que sua emissora esteja presente em todos canais de comunicação possíveis. Portanto, hoje iremos abordar o Estúdio Ao Vivo, que é um dos itens essenciais para a geração das Rádios 4.0.

A visão do seu ouvinte a respeito da sua Rádio, e o que você fala como locutor, é interpretada com a imaginação dele.

imaginação

Agora, nesta era, é possível que ele se aproxime mais da visão que você quer passar. Assim sendo, com um estúdio ao vivo, seu ouvinte fica presente no seu dia a dia e assiste como é feita toda essa mágica do rádio (bastidores).

Estúdio Ao Vivo – Quais equipamentos necessários?

Exemplo de um Estúdio ao Vivo (cliente Brasil Stream: https://difusora95.com.br/

Além dos equipamentos do seu estúdio de rádio de áudio, (microfone, mesa de som, fone, etc) para ter um estúdio completo, são necessários mais alguns detalhes. Por isso, separamos para você os itens que você deve adquirir para começar uma transmissão ao vivo de sua emissora:

– Internet: o mais importante é a taxa de Upload de sua internet, pois você dependerá disso para enviar seus dados (imagens).

É interessante, para uma boa transmissão, no mínimo 1.000 kbps de Upload. Enfim, sua internet é o item considerado primordial para uma boa transmissão. (Clique aqui e faça um teste em sua internet para verificar qual Upload).

– Computador para a transmissão: Não precisa de um investimento em uma ultra máquina para este tipo de transmissão. Pelo contrário, um notebook ou computador intermediário suporta bem as transmissões. No entanto, é recomendável deixar o computador dedicado para as transmissões do seu Estúdio Ao Vivo.

Clique aqui e saiba mais sobre como pode ter um estúdio seu ao vivo.

– Câmeras para as imagens: Hoje em dia, existem milhares de opções para sua emissora investir em um equipamento de transmissão de vídeo. Desse modo, o investimento inicial irá depender da disponibilidade de orçamento da Rádio. Pois, na atualidade, existem câmeras full HD de tecnologia de ponta, porém, o valor para elas é bem mais alto.

Porém, existem ótimos custos benefícios que, para você, amigo radialista, não demandará um alto custo. E além disso, consegue te entregar uma ótima qualidade de transmissão. Portanto, um ótimo investimento seria uma LifeCam HD da Microsoft, seu valor varia entre R$ 250,00 a R$ 350,00 reais e as imagens são incríveis.

Quer dicas na hora de comprar seu equipamento? Nos chame no WhatsApp agora que te auxiliamos.

Streaming para o Estúdio Ao Vivo da Rádio:

Em conclusão, com todos os equipamentos acima adquiridos, chegou o momento de você colocar qualidade na sua emissora. Desse modo, invista em um Streaming de Vídeo de qualidade. Porque, sua emissora terá menor delay e maior qualidade em suas transmissão do estúdio ao vivo.

Já possuo tudo listado acima. E agora? Qual software uso para transmissão?

Resumo da Transmissão Ao Vivo em Rádio:

Em resumo, depois de tudo pronto e seu estúdio no ar, você precisa ir além, e conseguir atrair sua audiência até sua rádio. Isto é, fazer promoções e sorteios ao vivo, entrevistas, conteúdos exclusivos e retransmitir seu streaming nas redes sociais (Facebook e Youtube).

social streaming ao vivo

ReStream no Facebook Live:

retransmissão ao vivo

Por fim, não se esqueça que o Estúdio Ao Vivo é um complemento para sua rádio, uma forma de matar a curiosidade que quase todos ouvintes tem: “Como é feita a transmissão? Quem está por trás daquela voz? Como tudo funciona?”.

Teste 7 dias grátis e transforme sua emissora para a era Rádio 4.0.

erasmo rádio