Você já procurou saber a opinião da sua audiência em sua programação? Esta é a nova onda de tendência dos meios de comunicação. Portanto, iremos abordar sobre a Experiência do Usuário (UX) no mercado de radiodifusão.

O que significa Experiência do Usuário (UX)?

A abreviação UX vem do termo em inglês user experience, que traduzindo, se trata da tão falada Experiência do Usuário. Em resumo, é como o cliente interage com seu produto ou serviços.

Essa experiência é gerada para o usuário por intermédio do conjunto de ações que são entregues para ele. Como assim? Se você acessa um aplicativo, existem duas opções: o conjunto de características do aplicativo pode ser fácil de mexer e te agradar ou, a outra opção, ele pode ser muito confuso e não intuitivo e por conta disso, te deixa estressado.

Da mesma forma, tanto um atendimento também gera experiências para o cliente e é ali que o consumidor decide como ele enxerga a empresa por conta dessa experiência. Portanto, existem atendimentos ruins e, em contrapartida, atendimentos exclusivos focados no deleite do consumidor. Ou seja, em ambos os casos experiências são trabalhadas o tempo todo e por isso essa gestão é tão importante.

O sentimento gerado nele, ou a maneira de utilizar seu produto é a experiência própria do cliente. Ela pode ser boa ou ruim, e com isto fica a critério do desenvolvedor melhorar para adequar ao que o cliente realmente quer.

app+estudio+site

UX no Rádio

Portanto, traduzindo para nosso meio de Rádio, é o modo que seus ouvintes enxergam os fatores que você apresenta pra ele nas programações.

Contudo, não é somente da sua programação, mas em geral é sobretudo quando falamos da sua marca e como ela se comporta.

Sendo assim, sua emissora está bem presente nos meios digitais? A programação atende a expectativa dos ouvintes? Os pit-stops são relevantes na cabeça do ouvinte? Os itens sorteados de promoção são coisas que fazem sentido para ele? O locutor está falando na mesma linguagem da audiência? E por aí vai.

Por que preciso da Experiência do Usuário?

Esta pergunta é fácil de responder. Pare para pensar comigo: Quando você compra algo em determinada loja e o produto é bom e, além disso, o atendimento foi top e o preço melhor ainda.

Sabe o que significa? Você não ganhou somente um cliente, mas sim um fiel consumidor e divulgador da sua marca.

Portanto, é a melhor coisa que sua marca pode ter, pois esta pessoa vai falar bem de você para todos e além disto vai comprar sempre da sua marca. E o bônus, tudo isto gratuitamente.

No Rádio como isto funciona a UX?

Primeiro amigo, a Rádio é ampla e até mesmo no UX, não tem como agradar a todos. Portanto, o ideal é você agradar a grande maioria dos seus ouvintes.

A dica que falo sempre para nossos clientes aqui da BrasilStream, e repito agora para vocês neste post: Seja ouvinte por 1 dia! Portanto, em vez da sua audiência ouvir sua Rádio, por que não, você ouvir eles?

Isto mesmo, comece a entender do que ele gosta. Como ele se comporta, qual horário ele escuta, como gosta de ser comunicado nas redes sociais, o que gosta em seu site, até as músicas que curte.

Aproveitando este final para fazer Jabá, apresentamos a nossa solução: Smart Player. Ele dá a opção ao ouvinte de avaliar em positivo ou negativo a música pelo streaming, e verificar desconexões da rádio. Ou seja, quando está passando algo que ele não goste ele fecha seu player.

Relatórios Inteligentes

Tudo isto gera relatórios precisos. Isto é métrica meu amigo radialista! Ou seja, é conhecer tendências e saber realmente como está a Experiência do Usuário (do ouvinte para a Rádio).