Está pensando em aumentar audiência da sua emissora? Ou simplesmente entender o perfil do seu ouvinte? Em resumo, este post irá lhe auxiliar a identificar o público (ouvintes) da sua Rádio.

Porque é importante identificar sua persona (ouvinte)?

Sabendo quem escuta e lhe acompanha diariamente você consegue melhorar o desempenho de sua emissora de forma extraordinária. Com isso, será bem mais assertivo e sua rádio ficará com a cara do público-alvo, ou seja, seu ouvinte.

Além disso, ao conhecer o público abordado você evita de acabar usando seus esforços e dinheiro para levar um conteúdo para alguém que não está interessado nele. Mas, todo conteúdo tem um público interessado, basta você saber de quem você tem que ir atrás.

Com o público em mente, é possível usar estratégias mais ousadas, que funcionam somente com esse mesmo público e, da mesma forma, acaba sendo muito mais assertiva do que uma estratégia genérica.

Como identificar o público?

Muitos radialistas fazem pergunta de como identificar quem está do outro lado, lhe escutando. Afinal, pela antena é difícil identificar com exatidão, mas, já pelas ferramentas online, você tem um painel real de monitoramento na palma de sua mão.

Bom, a resposta é mais simples que você pensa. REPARAR! Isto mesmo. Portanto, comece a ser mais detalhista e reparador em relação aos seus ouvintes. Observe estes pontos abaixo:

– Quem manda alô no seu programa;

– Quem pede música e qual tipo de música;

– Quem participa de promoções;

– Andando pelas ruas que lhe para e avisa que aquele dia foi bom demais;

Tudo isso, acima, são detalhes ricos de total mensuração e que podem ser usados.

painel de audiencia radio

Como usar estes dados:

Quando o ouvinte acessa sua Rádio, pode ter certeza que ele gosta dos eu trabalho, e espera ser surpreendido. Pode ser com o seu programa de humor ou notícias, ou então até mesmo tocar músicas antigas ou novas do momento. Afinal, existem várias emissoras que ele pode sintonizar, mas ele escolheu você.

Com todas as observações feitas, você deve começar verificar a faixa etária dos ouvintes da rádio (lembrando sempre que pode variar de acordo com cada estilo de programa). E Certamente, é preciso separar bem o público-alvo de cada estilo de programação.

Exemplo: No programa, pela manhã, o público-alvo são comerciantes que chegam na empresa e sintonizam na rádio para escutar as notícias da cidade, previsão do tempo e aquela boa música antiga.

Já no período após as 18 horas o pessoal tem maior tendência de participar de promoções (pois já chegaram do serviço). Com isso, estão com tempo para maior interação, e o público normalmente é mais jovem.

Conclusão para identificar o público

Com estes dados você consegue mensurar e entender qual tipo de público curte seu programa. Afinal, com estes dados você pode ter precisão no conteúdo entregue a ele ser bem mais assertivo.

A tendência disso não é de perder sua audiência, pelo contrário. Essa é a melhor propaganda para aumentar ela, porque quem gosta do seu programa irá indicar para outros, isto sim irá lhe tornar um locutor de sucesso.

Sua Rádio não tem Painel de Audiência? Veja o nosso como funciona!
Autor