Locutor, nesse post, você irá encontrar 5 dicas praticamente obrigatórias que lhe trarão grandes benefícios na profissão de radiodifusão. Certamente são dicas valiosas que você poderá usufruir e manter sua carreira em alta. (Leitura rápida 5 minutos)

1 – Cuide da principal matéria-prima: “Sua Voz”.

Quando falamos de voz, parece até brincadeira, mas é um assunto muito sério. Principalmente para o locutor de rádio, que tem a voz como seu principal instrumento de trabalho.

voz locutor

Portanto, quando falamos da voz, devemos lembrar que ela será sua eterna companheira durante toda sua jornada de radiocomunicação. Cuide dela sempre!

Um bordão marcante que vale para todos os locutores, vem do amigo Renato Rainha, locutor esportivo da Rádio Band News FM, que diz:

“A garganta é minha chuteira, meu grito de gol é sua emoção”

Já conhece o Projeto que Transforma sua Rádio? Clique aqui agora e saiba como funciona!

2 – Locutor, seja Autêntico e “único”!

É fato, o que marca as pessoas ao escutarem um programa de Rádio é o jeito do locutor. Afinal, esses detalhes são marcantes. Detalhes como: tom de voz, brincadeiras, bordões… essas são características que tornam esse locutor único e lembrado.

locutor unico

Cada locutor tem o seu modo natural de ser, portanto, saiba aproveitar o máximo da sua personalidade.

Exemplo de sucesso: Locutor Mário Henrique Caixa da Rádio Itatiaia, com seu bordão: “caixa, caixa, caixa” ao comemorar os gols do clube Atlético Mineiro. Portanto, isto lhe torna único e o reconhecimento da voz se torna muito mais fácil.

3 – Quem é seu ouvinte?

Saiba quem está do outro lado de ouvindo. Com isso, você será bem mais assertivo e terá muito mais interação.

Rádio

Como descobrir seus ouvintes:

  • Vá atrás deles. Retransmita sua rádio nas redes sociais (Facebook e Youtube) e observe os comentários e quem está comentando.
  • Quando realizar promoções na rádio, veja quem são os participantes. Assim, poderá descrever o perfil (idade, gênero, entre outros).
  • Monitore a audiência da rádio pelo Streaming. Com isso, você consegue observar se os acessos estão vindo através de smartphones ou do próprio site da emissora.
painel de audiencia

4 – Se vira nos 30! Locutor precisa improvisar.

Imprevistos sempre acontecem, isso todos sabemos. Entretanto, no cotidiano do radialista isto é natural e comum. Porque vários fatores extras ocorrem, como: notícia urgente, erro de sonoplastia, microfone com defeito. E é ai que a criatividade precisa contornar a situação.

Sendo assim, quando acontecer, aja naturalmente. Tenha jogo de cintura e bola para frente. Tente não deixar aparente o problema para seus ouvintes.

As melhores promoções custo-benefício para rádio estão aqui! Clique e saiba mais!

5 – Seja um Leão Lobo! Fique atualizado sempre!

Procure sempre está atualizado de tudo que está acontecendo. Tanto na sua região, cidade, estado e país.

Portanto, você deve saber um pouco de tudo para se manter informando caso precisar. É fundamental estar antenado com notícias que tem a ver com seu programa na rádio. Por exemplo, se for de futebol… fique atento a jogos, jogadores, contratações e entre outros.

Portanto, você estará afiado e preparado para notas rápidas ou qualquer assunto que por ventura surgir.

Em suma, você terá conteúdo para informar aos seus ouvintes sempre inéditos e de primeira mão. Dessa forma, você se torna a fonte de notas e notícias ou lançamento de novas músicas. Isto é um grande fator de fidelidade e engajamento da audiência da Rádio.

erasmo rádio