Muitos já ouviram falar desta história, mas de fato isso é mito ou verdade? O Rádio salvou a destruição da Torre Eiffel? VERDADE! Desse modo, escrevemos este artigo informando o porquê e como tudo ocorreu.

Por qual motivo a Torre foi construída?

Que ela é um monumento lindo e que inspira a todos, disto sabemos, mas o motivo de sua construção foi para comemorar os cem anos da Revolução Francesa. Desse modo, o governo francês realizou um concurso para criar uma exposição mundial no centro da cidade da capital francesa: Paris.

A obra na exposição tinha duração apenas para 20 anos, após isto seria desmontada.

O vencedor Gustave Eiffel

O vencedor do concurso e construtor da torre foi Alexandre Gustave Eiffel (1832-1923), que lhe rendeu seu nome a obra de arte. Em resumo, a torre foi inaugurada dia 31 de março de 1889, ela possui uma altura de 300 metros e seu peso é estimado em 10 toneladas.

Como o Rádio salvou a destruição da Torre Eiffel?

Com o passar do tempo o artista e pai da obra não queria ver ela ser destruída, e assim propôs uma utilidade a ela: deixá-la para pesquisas e testes científicos em diversos temas. Entre eles: medição de ventos, pressão de gases líquidos, campos aerodinâmicos, etc.

Porém o fator que garantiu a permanência e perpetuação dela foi outro: A Radiocomunicação. Assim, em 1898 iniciou os estudos com o Rádio, e em 1903, Eiffel convidou militares franceses para verificar as pesquisas e ver a eficácia.

Em 1908, a Torre Eiffel foi essencial na comunicação e transmissão de informações a navios e base militares de longa distância. Desse modo, com a comprovação, o governo francês instalou uma estação de Rádio na torre com o objetivo de manter a comunicação militar.

Certamente, o criador Eiffel, conseguiu a perpetuação de sua obra de arte até os dias de hoje e os milhares de visitantes contemplam sua maravilhosa criação além de desfrutar de sua paisagem.

Você sabe qual a importância do Estúdio Ao Vivo em uma rádio? Clique aqui e saiba mais.

Erasmo Magalhães