O marketing é essencial para o desenvolvimento de toda empresa. Mas com o grande número de mídias e veículos de comunicação existentes, além do avanço cada vez mais rápido da internet, fica difícil pensar em um planejamento totalmente fechado.
Além dos negócios, o marketing também serve para a divulgação de veículos de comunicação. Como jornais impressos, revistas, programas de televisão e, é claro, o rádio.
Fora a atração de ouvintes. Ou seja, a conquista do público-alvo, os rádios precisam conseguir parcerias para aumento de receita. Já que grande parte dos lucros é oriundo de ações publicitárias.
Então, quais são as melhores estratégias de marketing para o rádio?
O artigo de hoje pretende trazer algumas dicas para quem quer investir em técnicas de atração e divulgação no mundo radiofônico. Continue a leitura!
Vale a pena investir em plataformas analógicas ou digitais?
Hoje em dia, o avanço da internet permitiu que muitas estratégias de marketing se incorporassem aos ambientes digitais, alcançando um público diversificado e indo além do limite geográfico.
Por isso, as ações digitais são uma boa pedida para quem quer fazer marketing no rádio. Por exemplo, além de divulgar uma oportunidade de locação de sala de palestra em um anúncio radiofônico, você também pode colocar informações disponíveis no seu site.
Desse modo, os ouvintes que ficarem interessados no serviço não sentem que “perderam a oportunidade”. Porque escutaram o anúncio, mas não tiveram tempo de anotar (já que é comum ouvir rádio enquanto se faz uma série de outras atividades).
Além disso, as rádios podem investir em outras estratégias de marketing digital. Como:
- Criação de perfis em redes sociais;
- Compartilhamento de conteúdo em blogs;
- Promoções online (brindes, ofertas, etc.);
- Anúncios patrocinados (Google Ads, Facebook Ads, etc.);
- Produção de podcasts.
Inclusive, muitas rádios investem em ações de marketing para disponibilizar a sua programação inteira para ouvintes não localizados.
Por exemplo, se você quiser ouvir um som para festa completo da sua rádio preferida, mas não está na cidade, basta acessar o site e conferir as músicas.
No entanto, isso não significa o total abandono das estratégias de marketing tradicionais, como os anúncios offline, propagandas em televisão, outdoors e revistas.
É possível integrar os planejamentos para assim, alcançar resultados ainda mais positivos!
O rádio está perdendo o lugar para outras mídias?
Essa é uma pergunta muito frequente, em especial quando pensamos em estratégias de marketing.
Muitos anunciantes acreditam que fazer divulgação em veículos mais tradicionais, como o rádio, não possui tanto efeito como o marketing digital. Mas esse é um pensamento bastante equivocado!
De acordo com a pesquisa do Kantar Ibope, 76% dos brasileiros ouvem rádio com frequência. E acompanham mais de 4 horas e 33 minutos de programação.
Além disso, a ideia de que os jovens não estão interessados no rádio mostra-se errada. A maioria dos ouvintes (89%) está entre a faixa dos 20 a 49 anos. Pessoas entre 10 e 12 anos somam 82% dos usuários.
Ao fazer marketing para rádio, vale a pena usar esse argumento.
Até porque as empresas que firmam parcerias com programas radiofônicos conseguem alcançar muitos usuários. Pois as pessoas não ligam de ouvir uma propaganda de rótulos adesivos personalizados quando estão escutando o rádio.
Afinal, muitos ouvintes realizam outras atividades enquanto ouvem a programação.
Isso não acontece em outras mídias, como a televisão. Já que o espectador sente que a sua programação é interrompida, de modo invasivo.
O mesmo ocorre com os jornais. Visto que muitos leitores ignoram completamente um anúncio de controle de acesso externo, por exemplo.
Podcasts: uma alternativa para as rádios contemporâneas
Uma maneira de acompanhar as tendências modernas de marketing e, além disso, oferecer conteúdo diversificado e de qualidade para um público cada vez mais exigente, é por meio da produção de podcasts.
As rádios já perceberam isso e investem constantemente em materiais desse formato. Até porque são conteúdos bem semelhantes aos programas convencionais radiofônicos, porém, compartilhados na internet.
Só em 2019, o consumo de podcasts no Brasil cresceu mais de 67%. E a perspectiva é bastante promissora para os próximos anos.
Além de atrair novos ouvintes, os podcasts também são interessantes para empresas que querem divulgar na internet e firmar parcerias com veículos de comunicação conhecidos. Ou seja, é uma nova forma de aumentar a receita das rádios.
Conclusão
O marketing é fundamental para qualquer negócio. Inclusive para as empresas de comunicação, como rádios, telejornais, impressos, etc.
A estratégia ajuda na divulgação de conteúdos, atraindo públicos e parcerias, com impactos na rentabilidade dos negócios.
No caso específico das rádios, investir em estratégias integradas de marketing offline e online é a maneira mais promissora de alcançar o reconhecimento e estar à frente da concorrência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.