Como amante de Rádio, certamente já passou em sua mente a possibilidade de ter seu próprio Estúdio Ao Vivo. Você sabe o que é preciso para criar um estúdio ao vivo desde o princípio?

Desde equipamentos a estruturas necessárias, neste post daremos 4 dicas de como criar seu estúdio ao vivo (leitura 5 minutos).

1º Dica: Estrutura do Estúdio

Engana-se quem pensa que para se ter um estúdio ao vivo precisa ter uma grande estrutura.

Para aqueles entendedores do assunto ou até para alguém que não tem muita experiência, montar um estúdio ao vivo é possível para todos.

Desde que seja bem planejado, o estúdio pode ser montado em qualquer cômodo de sua Rádio, até mesmo no próprio estúdio de audição (que normalmente acontece)

Veja um exemplo de Streaming Ao Vivo abaixo:

Estudio Ao Vivo

Para que você consiga operar com qualidade, seu estúdio não deve ter apenas os equipamentos necessários, ele precisa receber alguns acessórios que vão auxiliar no tratamento acústico como por exemplo:

  • Armadilhas de grave: além de ser boas em absorver frequências mais baixas, as armadilhas de grave oferecem absorção de banda larga em todas as frequências. As frequências causam a maioria dos problemas nos estúdios, principalmente nos menores.
  • Espumas acústicas: Elas impedem a passagem de som entre dois ambientes, além de ser bastante usada em vários tipos de estúdios de gravação.
  • Painéis acústicos: São ótimos para absorver frequências tanto médias quanto altas.

2º Dica: Tenha os Equipamentos Necessários no estúdio

De fato, ter os equipamentos necessários contribui para o crescimento do estúdio ao vivo.

Investir em um Microfone de qualidade é fundamental para evitar ruídos durante a transmissão.

Uma vez que você possui um Microfone de qualidade é fundamental ter também um Computador que possua a configuração necessária e desempenho para criar a transmissão de sua estação. Ter uma boa conexão a Internet também é importante, afinal sem ela você não consegue realizar sua transmissão.

Utilize um servidor para que sua rádio online fique sempre no ar, contudo, fique tranquilo: existem várias plataformas que oferecem este tipo de auxílio. (Como nós, hehehe BrasilStream)

Não podemos nos esquecer do famoso Fone de Ouvido, sabemos que eles são grandes aliados de todo radialista. Compre aqueles que isolam o som exterior, assim não terá a necessidade de aumentar o volume para ouvir a transmissão.

Streaming de Áudio para seu estúdio.

3º Dica: Plataforma específica para transmissão

Para que sua transmissão ocorra bem é essencial que você tenha uma boa plataforma de transmissão. Atualmente existem soluções que permitem transmissões de qualidade e ao vivo, basta seu computador estar conectado à Internet. Eles oferecem todo o suporte adequado.

Algumas destas soluções permitem que a transmissão seja feita por vários locutores, que podem estar conectados em lugares diferentes.

Como Configurar o Adobe Flash Media Live Encoder – Transmissão de Vídeo

4º Dica: Tenha Site Profissional e interaja com o ouvinte

Além dos equipamentos necessários é preciso também hospedar seu conteúdo em alguma plataforma.

Assim, ele ficará bem organizado e também terá um site próprio, algumas ferramentas para edição ou até um aplicativo para que seus ouvintes possam te acompanhar em qualquer lugar.

Não esqueça que o site deve estar sempre organizado e limpo, evite banners e widgets em excesso pois podem causar poluição visual.

Interaja sempre com seu ouvinte, pois com ouvintes fiéis, certamente sua audiência irá aumentar. Utilize dos benefícios das Redes Sociais ao seu favor.

Clique aqui e confira algumas dicas de como engajar seu ouvinte online.

Agora que você já tem uma base para montar um estúdio ao vivo, coloque a mão na massa e boa transmissão.