Hoje iremos abordar um tema relevante que mexe diretamente no bolso dos radialistas. Portanto, vamos falar qual é a média salarial do radialista.

A regulamentação da Profissão

O profissional de rádio é bem mais antigo que a sua regulamentação, praticamente surgiu junto com a criação do Rádio. Embora, o surgimento veio em meados de 1923, a regulamentação foi bem após.

No Brasil a regulamentação foi criada em 16 de Dezembro de 1978, através da Lei N° 6.615, assinada pelo então presidente Ernesto Geisel.

A lei foi determinante pois tornou regulada a profissão. Como resultado, regularizou todas as atividades do meio dentro das emissoras, entre elas as partes:

  • Administrativa
  • Produção
  • Técnica

Você sabia? Padre que foi propulsor do Rádio no Brasil? Veja a história completa

Qual a média salarial de acordo com a Lei?

Existe um Projeto de Lei N° 3982, apresentado na data 30/05/2012 que propõe fixar o piso salarial nacional para os radialistas.

Neste projeto de lei tem o objetivo principal de colocar a remuneração mínima e a carga horário específica. Em resumo, propõe o piso mínimo de R$ 2.480,00 e a carga horário de 30 horas semanais.

Neste link você consegue acompanhar o andamento deste projeto de Lei.

Piso do Radialista de acordo com o mercado?

Na maioria das regiões do Brasil o piso atualmente é definido pelo Sindicato de Radialistas da determinada região. Portanto, cada região possui as suas particularidades e valores.

O Site de vagas de emprego Catho, define a média nacional para a vagas de locutor em R$ 1.403,50.

De acordo com pesquisas que fizemos, a grande maioria das emissoras trabalha com seguinte modelo de contrato com Radialistas: salário fixo e comissão por anúncios. Portanto, se o locutor trouxer novos anunciantes para a Rádio ele consegue incrementar sua renda.

É importante ressaltar, que tem fatores que aumentar o valor recebido pelo radialista, entre eles: experiência do profissional, tempo de casa, cursos e certificações e audiência no meio.

erasmo rádio