Quem foi o Padre Landell?

Roberto Landell de Moura, nascido em Porto Alegre – RS e se tornou padre em Roma, no ano 1886, em seguida, se aprofundou nos estudos de teologia, física e química.

Ao retornar para o Brasil, conciliou sua vida sacerdotal com seus experimentos. Foi então que, no ano de 1892, (Quatro anos antes de Guglielmo Marconi, criar e registrar o sistema de telegrafia sem fio) que através de suas pesquisas ele conseguiu o primeiro transmissor sem fio de mensagens de voz.

Porém com a falta de documentação necessária e registros não conseguiu se comprovar os experimentos realizados. Ou seja, pelos registros da época o padre foi o primeiro a utilizar o sistema, porém sem comprovação.

Leia também: Qual foi a primeira emissora de rádio no Brasil!

Seus Experimentos

Em contrapartida deste fato não ser reconhecido, Padre Landell não desitiu! Aprimorou mais ainda seu experimento, e em 3 de junho de 1900, fez uma demonstração pública de sua invenção. Nesse sentido de comprovação, ele convidou vários empresários, jornalistas, autoridades e também um cônsul britânico para testemunhar o acontecimento.

O experimento foi um sucesso, sem dúvida se tornou um marco para a história da comunicação no mundo. Tanto que, o jornal La Voz de España na edição Brasileira em 10 de dezembro de 1900, com o intuito de confirmar os testes, informou sobre estes testes.

Em 1901, como resultado do seu trabalho, e provas: documentos e testemunhas, conseguiu sua primeira patente brasileira, com experimentos de transmissões fonéticas a distância.

Nos EUA, em 1904 foi confirmada a Padre Landell, a patente pelo seu trabalho de telegrafia. Com esta conquista, Padre Landell foi internacionalmente reconhecido.

Tem muitos outros trabalhos e experimentos que ele realizou segundos os estudos, porém não tem documentos comprobatórios para levar o assunto a diante. Inclusive pesquisas de transmissão de imagem sem fios (Hoje em dia sinal de televisão).

Padre Landel
Padre Landell

A História do Rádio

Este post faz parte da Série: História do Rádio da Brasil Stream.

Acesse o Link e conheça mais dados sobre o História do Rádio no Brasil e no Mundo.


Uma Homenagem da Brasil Stream e seu AMOR coracao pelo Rádio.