Nos posts anteriores falamos um pouco sobre a importância do digital as rádios no atual cenário que estamos vivendo. Em resumo, hoje vamos abordar qual o tamanho deste mercado digital.
Por que devo investir em tecnologias?
Esta resposta precisa ser simples e curta para todos que vivem do universo chamado Rádio:
Está sempre presente com sua audiência!
Certamente você pode estar em qualquer lugar com quem gosta e escuta sua programação, ou melhor, sua Rádio estará tão presente, que a distância de você até seu ouvinte pode se resumir em centímetros com 1 clique de mouse.
SAIBA MAIS – COMO ALCANÇAR O SUCESSO NO RÁDIO NA ERA DIGITAL
Qual o tamanho deste mercado digital?
De acordo com uma pesquisa da FGV, hoje o Brasil já possui mais dispositivos digitais do que habitantes. Em resumo, em junho de 2022, existia cerca de 447 milhões em uso (entre eles: notebook, tablet, smartphone e computador).
Imagina só que a população brasileira atualmente é de 220 milhões de habitantes, então ativos hoje é de 2 dispositivos digitais para cada habitante ativo. Portanto, este é o tamanho atual do mercado, mas se compara ele cresce a cada ano.
Já os celulares (smartphones) no ano de 2022 de acordo com a pesquisa são 242 milhões deles ativos no Brasil. Em resumo, toda a população brasileira possui 1 aparelho, e fica no bolso dele praticamente 24 horas por dia.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a internet alcançou 90 % dos lares do Brasileiros. Em resumo, ela está praticamente cobrindo todo o território nacional.
Quais produtos são essenciais para minha emissora?
Quando o assunto é Rádio, hoje tudo que se faz no digital pode ser essencial, depende muito da estratégia da sua emissora. Nesse sentido, você deve focar em quais produtos sua equipe o consegue ajudar a impulsionar para sua audiência.
Porque não adiantar fazer um aplicativo de Rádio e não saber fazer ou não ter tempo para fazer uma boa divulgação. Portanto, análise quais produtos você quer atuar e vai abrangendo aos poucos.
Alguns produtos que são essenciais para as emissoras:
- Aplicativo para Rádio (iOS e Android)
- Site Profissional de Rádio
- Streaming de qualidade
- Alexa
- Painel de Monitoramento e Audiência