Tipos de rádio: Quais as diferenças entre AM, FM, Comunitária e Web.

Um meio de comunicação que ajudou muito na evolução da história do ser humano no planeta… A rádio conseguiu transmitir mensagens em massa e em longa distância. E no Brasil, não foi diferente. Os diversos tipos de rádio vieram para difundir a comunicação no país.

Porque temos diferentes tipos de rádio?

As variações existem por causa que cada modelo possui sua características e finalidades diferentes, por exemplo, rádios web demandam de baixo reforço financeiro; comunitária tem objetivo atender as necessidades da comunidade onde reside; AM para alcançar lugares distantes; FM boa qualidade de transmissão.

A Rádio veio para revolucionar o modo de comunicação, como resultado disso, foi levar informações e conteúdo para toda população. Atualmente, com ajuda da internet, praticamente em qualquer local do planeta você escuta sua rádio preferida. Hoje iremos abordar e explicar sobre os seguintes tipos de rádio: AM, FM, Comunitária e Rádio Web. Portanto, neste artigo vamos explorar um pouco mais sobre cada uma delas.

Da Emissora até o seu ouvinte. Como funcionam estes tipos de rádio?

Uma transmissão de rádio se inicia com um estúdio de rádio, microfone, mesa de som e, é claro, um sistema de transmissão. Mas, eis a pergunta:

Para onde esse áudio vai?

Portanto, existem dois itens que são fundamentais para o funcionamento da rádio, que são o transmissor e o receptor. O transmissor capta a mensagem (áudio da rádio), codifica e o transforma em ondas de rádio, ou ondas hertzianas (nome dado em memória ao seu inventor Heinrich Hertz no ano de 1886). E assim, o sinal chega até a antena da emissora, e a mesma tem a função de espalhar as ondas de radiofrequência. Para o sinal chegar até seu ouvinte, ele precisa ter uma antena que consegue irradiar ondas, e nos aparelhos de rádio, existe um receptor cuja função é captar todas as ondas do rádio disponíveis naquela região. Então, com auxílio do sintonizador, o rádio consegue separar e colocar o ouvinte em um canal fechado, que irá receber somente o sinal da rádio desejada.

Rádio AM (Amplitude Modulada)

O alcance das rádios AM é bem mais abrangente, entre 540 a 1600 Quilohertz. Então, ela consegue através da antena, enviar ondas de radiofrequência a longa distância se comparado a FM. Já a qualidade do áudio é inferior ao da FM, pois a tecnologia utilizada da AM é mais antiga. Ela opera em amplitude modulada, que significa que as ondas viajam com variações da frequência que gera maior alcance porém com menor qualidade do áudio para o ouvinte final.

Rádio FM (Frequência Modulada)

Sua resposta a frequência é mais rápida e constante na entrega do áudio, portanto, o sinal dela ao ouvinte final fica bem melhor que a AM. Mas, em compensação, seu alcance é bem menor.

O áudio da FM é julgado como mais estéreo e agudo. Em contrapartida, o da AM utiliza um áudio mais grave. Uma curiosidade sobre os dois tipos de rádio, é que no passado a AM era taxada como rádio de notícias e prestadora de serviços, por outro lado, as rádios FM, eram focadas em transmissões de músicas.

Rádios Comunitárias

São rádios de frequência modulada (FM). Todavia, para se encaixar nos quesitos obrigatórios ela precisa ser de baixa potência (25 Watts), e a cobertura, pode alcançar no máximo rádio de 1 (um) quilômetro em torno da antena. Esta modalidade de rádio é destinada a comunidades, bairros e vilas pelo Brasil. A outorga desta atividade é necessária ser considerada associações ou fundações comunitárias sem objetivos comerciais. Precisa ter sede no local onde funciona a transmissão da rádio, e além disso, a equipe deve ser composta de pessoas pertencentes ao local de funcionamento da mesma. A sua programação é voltada de atividades educativas, artísticas, informativas e culturais relacionados ao bem-estar da comunidade onde esteja instalada. Estas obrigações são de acordo com a Lei N° 9.612, que regulamenta rádios comunitárias no Brasil.

Rádio Web

Nos dias atuais todos os 3 modelos de radiodifusão que citamos a cima (AM, FM e comunitárias) já utilizam a tecnologia de transferir o áudio de sua rádio via internet, conhecido como Streaming. Ao passo que, a grande vantagem da rádio na internet é que sua audiência é global. Qualquer local do planeta que seu ouvinte tiver internet ele consegue escutar sua rádio. E dependendo de seu fornecedor de streaming você pode ter um painel para acompanhar a audiência em tempo real e com relatórios detalhados.

Existe também a modalidade que transmitem o áudio somente pela internet. A rádio não possui antena e o sinal tem de ser exclusivo online. O custo para ser montar uma rádio web é bem mais baixo que os outros modelos. Na rádio que está disponível somente pela internet, o que é basicamente necessário é : internet, computador, microfone, software. Este material é imprescindível para montar a programação de sua rádio, streaming para fazer a transmissão via internet e um site (sua casa na internet).

antenas de radio

Streaming de áudio

Este post faz parte da Série: Streaming de áudio da Brasil Stream.

Acesse o Link e conheça mais dicas de como melhorar o Serviço de Streaming de sua Rádio.