No post de hoje colocamos algumas palavras que são constantemente pronunciadas quando o assunto é a rádio no streaming. Nesse sentido, vamos abordar alguns termos técnicos utilizados para Rádio na internet.

Delay

É o atraso do áudio desde a saída na dentro sua emissora até a ponta final (chegada no ouvido do seu ouvinte). Em resumo, esta viagem do sinal gera um atraso no som, que é denominado de delay.

Quanto o assunto é transmissão via internet, quanto o menor tempo possível de entrega mais eficiente ficará sua emissora. Nesse sentido, é importante investir em servidores de streaming que possui a melhor eficiência na entrega do sinal.

Player com cadeado de segurança (https)

O player em sua tradução significa o “tocador” é o ponto onde seu ouvinte conseguirá clicar e ouvir o sinal da sua emissora. Portanto, o principal diferencial de um player atualmente é o https (ou cadeado de segurança), porque muitos navegadores hoje em dia (safari, Chrome etc…) é obrigatório a presença dele para tocar seu som.

Então na hora de definir qual será seu parceiro no digital, fique atento se a empresa oferta já o player com https instalados nas pontas.

Bitrate

O bitrate que possui tradução “taxa de bits” é a medida utilizada para calcular o envio de dados. Em resumo, esta medida é em quilobits por segundo (popularmente conhecido com kb/s), a cada 1 kbps é o mesmo 1.000 bits por segundos em sua transmissão.

Quanto maior o kbps, maior é a qualidade da transmissão. Portanto, tome cuidado, pois nem sempre colocar um bitrate muito alto significa uma alta qualidade de transmissão da sua emissora, pois é necessário que o ouvinte esteja preparado com seu smartphone e internet em alta qualidade também para receber o sinal, pois se não, não dará certo.

  • 24 kbps: baixo;
  • 32 kbps: médio;
  • 64 kbps: ideal;
  • 128 kbps: muito alto.

Termos técnicos utilizados para Rádio na internet: Upload

Este termo é muito importante pois quando sua emissora está transmitindo via internet, é o mesmo que enviar os dados (fazer upload) do seu sinal para internet. Em resumo, sua conexão precisar está bem estável e com um alto upload para que o envio seja feito com sucesso.

Painel de Audiência Digital

Este painel consigo somente no sinal digital (streaming), pois é o local onde você consegue mensurar, monitorar e acompanhar a evolução da sua audiência digital em tempo real ou através de relatórios precisos.

Certamente aqui na BrasilStream, todo serviço ofertado vem incluindo este poderoso painel que auxilia aos gestores da Rádio no processo de tomada de decisão, por exemplo na hora de definir a grade de programação da Rádio.