Iremos abordar um tema bastante conhecido no meio das comunicações, o famoso “Delay”, que nada mais é que a distância percorrida do som, da rádio até o ouvinte (ponta a ponta), contudo, esta viagem por ondas radiofônicas gera um atraso, popular “delay”.
O que é o Delay em Rádios?
É o tempo que demora para o som que o locutor produziu chegar a pessoa que está ouvindo o rádio (usuário final).
Exemplificando: quando o narrador fala algo na rádio, o áudio é levado até a antena, e com isto ela transmite até o aparelho do seu ouvinte, que capta o áudio, sintoniza e enfim, executa para a pessoa do outro lado.
Toda esta viagem, não é tão instantânea assim, e demora um pouco para chegar, esta demora (geralmente de alguns segundos) é o “delay”.
Origem da palavra:
A palavra é derivado do termo inglês “delayed”, que traduzindo para o português significa atrasado. Nos EUA este termo é bastante utilizado nos aeroportos, em virtude de atrasos em voos.
De fato, no ambiente de rádio a palavra remete aos retardados sonoros causados.
Qual a diferença das rádios: AM, FM, Comunitária e Web, clique e saiba mais…
Como abaixar o tempo de delay?
Nas rádios existe equipamentos e outras tecnologias que ajuda a diminuir este atraso da antena até os ouvintes. Enquanto pela a transmissão da rádio pela internet, vários fatores podem diminuir o tempo de delay, entre eles:
– Servidores de Streaming serem no Brasil (diminui a distância percorrida do áudio);
– Boa conexão de internet (principalmente Upload, que a rádio utilizar para enviar o áudio);
– Computadores Robustos e Atualizados (melhora o processamento do áudio);
Entre outros fatores.
Delay na televisão é igual de rádio?
Não, é importante ressaltar que na TV o delay é maior, pois as imagens geradas (vídeos) são mais pesadas, e são enviadas via satélites, já os arquivos de áudio (rádios) são mais leves e enviados através de servidores no Brasil e a própria antena do Rádio.
Exemplo clássico:
Neste vídeo mostra a diferença de tempo aos usuários da TV (telespectadores) e os ouvintes de rádios. Dessa forma, comprova que a velocidade das ondas radiofônicas chegam mais rápido que o sinal da televisão:
Este post faz parte da Série: Curiosidades do Rádio da Brasil Stream.
Acesse o Link e conheça mais dados sobre o Rádio no Brasil.