Um dos benefícios que todo Radialista adora desfrutar de sua profissão é ser reconhecido na rua por seus fãs e admiradores, correto? Em resumo, para que isto ocorra são vários fatores, dentre eles, iremos abordar hoje a marca de todo radialista: o bordão.

O que é um bordão?

O Bordão é uma expressão sempre repetida por alguém. Desse modo, adaptando para o universo do Rádio, é algo que o locutor sempre repete de forma original, fazendo assim ser conhecido e lembrado por sua famosa frase ou palavra.

Por que é uma marca registrada?

Imagine você quando acompanha um jogo e logo escuta este áudio abaixo:

Caixa… caixa… caixa… caixa… caixa…

Na mesma hora para quem o conhece, já sabe de quem estamos falando. É o famoso bordão de Mário Henrique Caixa, famoso narrador esportivo da Rádio Itatiaia.

Este bordão ficou famoso e reconhecido pelo fato do narrador substituir a palavra gol, por caixa… caixa… Desse modo, virou sua marca registrada.

Outro exemplo de bordão no mundo do futebol é de Silvio Luiz:

Olho no Lance…

Certamente você já ouviu.

5 Dicas de Ouro para todo Radialista! Clique e saiba mais!

Como criar a sua Marca Registrada?

Não adianta inventar moda, para ter seu próprio bordão é importante ter naturalidade e ser algo original. Enfim, não é tudo que você dizer que irá virar um bordão, na verdade os grandes locutores falam que é o próprio público que pede para se repetir alguma fala.

Ou seja, os bordões surgem de forma natural e o próprio ouvinte pede para você repetir o que foi dito. Posteriormente, já virou moda (ou meme, atualmente) e assim você comprova que conseguiu criá-lo.

Agora que você já aprendeu sobre bordões, veja como é feita a medição da audiência do Rádio.

Autor do Text