Você com certeza já ouviu aquelas melodias na rádio ou televisão que grudam na mente. São músicas rápidas que tocam no intervalo de cada atração. Mal sabemos, mas aquelas músicas carregam um fim publicitário. Chamamos esta melodia de Jingle.
Neste artigo vamos lhe explicar o que é e como produzir.
O que é Jingle?
Como citado anteriormente, os Jingles são peças musicais com fins publicitários. Ela é composta por rimas e repetições, tudo com o objetivo de grudar na mente do ouvinte aquela melodia e produto citado.
Embora seja popular na televisão, o Jingle por sua vez, é mais veiculado na Rádio. Ele é produzido justamente para “Grudar” na mente do ouvinte, o fazendo associar a melodia a marca apenas por ouvir de primeira.
Exemplo na Prática:
Um exemplo famoso de Jingle é o do Guaraná Dolly, tenho certeza que quando você ouve: “Dolly Guaraná, Dolly Guaraná” na hora você lembra da marca. Afinal, é uma marca sobretudo, conhecida. Pois é, este é o poder do Jingle. Confira abaixo:
1º Dica: Conhecimento sobre o Produto
Em primeiro lugar, para que se produza um bom Jingle, você precisa conhecer bem o produto que irá divulgar. O jingle dificilmente conseguirá fazer seu papel se você não captar e transmitir a essência do produto ou marca que deseja promover.
A princípio, comece se perguntando: O que o produto faz? O que ele oferece para as pessoas? Caso esteja firme com estas informações será fácil produzir com sucesso.
2º Dica: Reforce o Nome do Produto no Jingle
Em segundo lugar, um Jingle de qualidade precisa ensinar e repetir o nome do produto a fim de que o ouvinte não se esqueça. De fato você terá mais chances que o ouvinte adquira o produto ou serviço que está vendendo. Como visto no exemplo do Guaraná Dolly, o nome da marca é reforçada várias vezes.
De fato, quanto mais você citar o nome da marca mais o ouvinte se lembrará dela.
3º Dica: Defina uma melodia para o Jingle
Certamente, a melodia é uma peça muito importante em sua criação. Usar uma melodia conhecida facilita a assimilação da mensagem. Tente adequar a melodia a escrita, não o deixe ficar complexo ou cansativo de ouvir.
Apesar de rápido, o ouvinte pode se cansar de um Jingle, podendo até manchar a marca do produto ou marca que está sendo anunciada.
4º Dica: Utilize de Figuras de Linguagem
Para criar um Jingle é essencial que utilize de figuras de linguagem. Tais como:
- Metáforas – Compare o produto com algo totalmente alheio, desde que permita que o ouvinte crie uma associação positiva;
- Trocadilhos – Pronunciados da mesma forma, estes jogos de palavras com significados diferentes podem ajudar na memorização;
- Hipérbole – Forma de expressão exagerada com o objetivo de enfatizar a mensagem;
- Onomatopeia – Nada mais nada menos que palavras que imitam sons como: “nhach, “ding dong”, “toc toc”, dentre outras.
Agora que você já sabe o que é um Jingle e como produzi-lo basta colocar a mão na massa! Mas não é tão simples como parece! Filtre seu público e exagere na criatividade. Um jingle bem produzido pode alavancar sua audiência!