Você já deve ter escutado este termo em vários lugares, porém até hoje ninguém lhe mostrou ou explicou como realmente funciona. Portanto, neste post vamos lhe informar sobre o que é delay e um exemplo prático dele.

Afinal, o que é delay?

A palavra é de origem inglesa, que em sua tradução para o português, significa: atraso. Nesse sentido, o delay nada mais é que o atraso na entrega de um sinal.

Em outras palavras, é a diferença do envio de um sinal, até o exato momento que ele é entregue ao destino. Em resumo, quando se gera um sinal (pode ser imagem ou áudio) ele faz uma jornada até o final, este caminho gera uma demora que é conhecida como delay.

Agora na Prática, o que é delay?

Vamos imaginar o universo rádio, para gerar um exemplo, seria quando locutor dentro da emissora falasse através do microfone, este sinal sairia por ondas da Antena e via streaming pela internet. Nesse sentido, até chegar ao ouvinte do outro lado, este sinal percorre um caminho, que gerará um atraso, conhecido como o delay no Rádio.

Certamente, o Rádio possui um atraso menor que o da televisão, devido ao sinal ser mais leve para fazer o percurso. Veja o vídeo abaixo mostrando na prática como funciona:

Existe algum modo de diminuir este atraso?

Esta dúvida que muitos amigos do rádio possuem, é se existe a possibilidade de diminuir este sinal. Dessa forma, iremos responder que sim, quanto mais perto tiver o ambiente gerador do destino, menor será este tempo de atraso.

Em conclusão, por exemplo no Rádio, se você utilizar servidores de streaming no Brasil, este sinal será menor, pois o percurso que o áudio irá percorrer será bem mais perto ao ouvinte final.

Clique aqui e veja outros benefícios que ofertamos na Brasil Stream