A primeira partida de futebol via Rádio

A primeira partida de futebol foi transmitida via rádio em 20 de fevereiro de 1932, na cidade de São Paulo. Fazendo surgir uma nova era para o rádio, e além disso, uma nova modalidade das Transmissões Esportivas.

O locutor que fez esta primeira narração foi Nicolau Tuma, que era conhecido na época como “speaker metralhadora”, pois sua locução era propositalmente rápida e ligeira. Dessa forma, lance a lance era repassado para todos os ouvintes de forma rápida.

No início todos os ouvintes gostaram, porém, os dirigentes não. Com receio dos torcedores abandonarem os estádios, por isto proibiram as transmissões ao vivo. E foi retornar somente em 1936, com corridas de cavalos, que foi um sucesso de audiência, e então expandiu aceleradamente.

Um fato marcante da época, foi no ano 1938, que ocorreu a primeira transmissão esportiva em cadeia nacional. Todos ouvindo a Copa do Mundo de Futebol, que estava sendo sediada na França. Quem teve a honra de ministrar, foi o locutor Leonardo Gagliano (que trabalhou na Rádio Clube do Brasil do Rio de Janeiro), que foi com sua equipe até a Europa para realizar a locução.

Outra curiosidade era quando os locutores estavam nos estádios narrando a partida, o barulho da torcida afetava o som, principalmente no momento em que havia gol, todos gritavam e o ouvinte não conseguia entender. Com isso, o radialista Ary Barroso, decidiu: Tocar uma gaita sempre que faziam gol, e assim, para resolver o problema.

futebol-via-radio

Este post faz parte da Série: História do Rádio da Brasil Stream.

Acesse o Link e veja outras importantes curiosidades do Rádio.

sobre o autor