O que foi o Repórter Esso?

O Repórter Esso foi um dos programas de rádio de maior sucesso de todos os tempos no Brasil. Sua primeira edição foi ao ar em 28 de agosto de 1941. Transmitida pela Rádio Nacional no Rio de Janeiro com pauta em relação a cobertura da Segunda Guerra Mundial.

História do Programa:

Era um programa de rádio jornalismo que seguia o padrão americano de notícias. Visto que, foi nos EUA quando o ele se iniciou, com o nome de Your Esso Reporter.

O nome do programa foi por causa de uma empresa americana de petróleo que era a maior patrocinadora chamada ESSO.

O modelo era diferente do jornalismo em Rádio existente na época no Brasil. E até então, o costume da época era apenas em ler as notícias do jornal na rádio. Em contrapartida, enquanto neste modelo, seguia o padrão de uma Agência Americana. Em suma, davam maior autonomia aos locutores e notícias ligadas a políticas, ideologia e outros assuntos da época.
Para quem acompanhou o Repórter Esso, era de praxe ouvir os seguintes bordões: “Testemunha Ocular da História” e “O primeiro a dar as últimas”.

Última transmissão do Repórter Esso

O programa ficou no ar por 27 anos, e em 31 de dezembro 1968, aconteceu sua ultima transmissão. Onde o locutor Roberto Figueredo informou sobre o encerramento do programa.

Enfim, o sucesso foi tão grande do programa que ele passou para a televisão, e ficou no ar pela TV Tupi durante 18 anos.

Mate sua Saudade:

Portanto, se você conheceu ou quer conhecer, encontramos no Youtube dois vídeos relembrando os melhores momentos deste grande programa de rádio que informou todo o Brasil.

reporter esso

Este post faz parte da Série: História do Rádio da Brasil Stream.

Acesse o Link e conheça mais dados sobre o Rádio no Brasil.