Neste post iremos abordar a quantidade de rádios que existe no Brasil, portanto utilizando Órgãos Governamentais (MCTIC) que mensuram estes dados. É importante ressaltar que existe algumas modalidades de radiodifusão, entre elas: AM, FM e Comunitárias. Segue abaixo a quantidade total e por modalidades de emissoras.
A quantidade de rádios no Brasil!
De acordo com o Ministério das Comunicações, o total Rádios existem no Brasil é 9.000 emissoras, desta totalidade podemos dividir elas no modo abaixo:
Rádios AM é de 1.921, visto que este valor está caindo devido a transição de rádios AM para FM.
Leia também: Porque da migração das rádios AM para FM!
Rádios FM, o total é de 3.209, logo que, 500 delas estão estado de São Paulo, que detém o maior número de rádios FM no país.
Rádios Comunitárias
Já as Rádios Comunitárias somam um total de 4.641 rádios. Portanto com estes dados, o estado que lidera nesta categoria é Minas Gerais, com 749 rádios comunitárias.
Novo mercado em crescimento
Por consequência da revolução tecnológica no mundo, surgiu a necessidade das radiodifusão irem para a internet (streaming), que veio para acrescentar ainda mais nas rádios, já que permite de qualquer cidade ou país sua rádio ser escutada.
Contudo, surgiu também rádios 100 % Web. Com funcionamento apenas pela internet. E também as Rádios Indoor, que possuem o intuito de serem ouvidas apenas em estabelecimentos comerciais, exemplo: rede de lojas, shopping, etc…
Como funciona e valores para Rádio Indoor, clique aqui!
Total de Emissoras de Rádios
Na somatória geral, a quantidade de rádios no Brasil chega a mais de 9 mil emissoras licenciadas a executar o serviço de radiodifusão. É importante ressaltar que estes números estão todas aptas a executar o serviço por ondas radiofônicas, porém existe um percentual de rádios clandestinas no Brasil, que estão fora destes dados.
Estatísticas de Rádios no Brasil
Este post faz parte da Série: Estatísticas de Rádio da Brasil Stream.
Acesse o Link e conheça mais dados sobre o Rádio no Brasil.