Nesse post vou falar uma pouco do que estudei, vivenciei, vejo e imagino para o futuro da radiodifusão. Portanto, para começar a minha tese, defino que o Rádio é como um Camaleão.

O por quê? 

Resolvi portanto escrever este conteúdo para comprovar e entender como o Rádio sobreviveu aos acontecimentos históricos e como está se preparando para o futuro próximo…

Tive ajuda de vários profissionais do meio para responder ao antigo questionamento “O rádio vai acabar um dia?”.

não

Sendo assim, posso responder com toda tranquilidade do mundo que NÃO! Isto não irá acontecer.

O ontem

Então, desde 1950 no Brasil, quando se iniciou uma nova era no meio de comunicação, através de imagens com a chegada da televisão, começou com esta velha história de que o Rádio ”está para acabar”.

Já se passaram quase sete décadas depois deste fator e aqui estamos com o rádio cada vez mais ativo.

Sendo assim, lembrando que vivemos décadas de ouro e reinado absoluto do rádio nas décadas de 30, 40 e 50. Em resumo, quando grandes locutores e cantores surgiram neste período que marcou o coração de milhares de brasileiros.

Por que do Camaleão?

O camaleão é o animal que se adapta a cada ambiente que esteja. Com isto, faço o mesmo comparativo ao Rádio, que consegue se moldar de acordo com o atual cenário que se presencia.

Todavia, mesmo diante de novas tecnologias, o Rádio foi se modificando e adaptando a novos cenários e novos ares. (sem perder sua essência e características)

Sei que existe dificuldade financeira em algumas emissoras, contudo, existe muito amor por parte das pessoas que trabalham e dão show como radialistas.

radio promoções

Dentre todas as dificuldades, raramente você escutar falar que uma radiodifusão fechou as portas, não é mesmo?

O Hoje

O Rádio ganhou outras proporções. Onde, portanto, antigamente tinham um limite territorial para se atingir (raio da antena), hoje é possível romper barreiras municipais, nacionais e internacionais. (através do streaming, via internet)

O Amanhã

O grande diferencial do Rádio continuará o mesmo. Isto é, a rapidez para entregar informações com credibilidade e a facilidade de escutar em multiplataformas, interatividade com os ouvintes em tempo real. E, além disso, uma chuva de sentimentos bons que gera aos usuários.

O Rádio sempre irá bater bastante em conteúdos únicos e ricos, com total integração em qualquer rede social.

Portanto, terá seus ouvintes em tempo real escutando a programação, mas terá aquele que não tem tempo agora e quer escutar seu conteúdo mais tarde (PodCast).

Ele terá, da mesma forma, interação com Estúdios Ao Vivo, através do Streaming de Vídeo, que mostra quem está por trás da voz que lhe acompanha todos os dias.

Em resumo, as mudanças/novidades não param, mas com certeza, posso afirmar que o Rádio sempre estará presente em nossas vidas.

erasmo rádio