Com o intuito de ter sua rádio sempre presente na vida de seus ouvintes, a rede social é uma ótima forma de fazer isso, de modo assertivo e rápido! Portanto, nesse post, ensinaremos sobre Redes Sociais e como utilizar elas a favor do Rádio!

Com isto, pode-se dizer que as redes sociais e a rádio podem trabalhar juntas, formando uma parceria de sucesso. O objetivo, no final, é sua emissora ganhar maior abrangência e ter uma plataforma que ajuda a unificar a antena e o streaming. Por outro lado, também, a utilização deste ambiente pode ser uma nova forma de monetizar ou aumentar valor de suas parceiras perante os anunciantes.

Pense um pouco: onde as pessoas estão o dia todo? No celular? Sim, isso é fato. Contudo, é certo que a maioria possui alguma rede social conectada. Entre as mais utilizadas estão: Instagram, Youtube, Facebook, Whatsapp e Twitter.

Salvo que com estas poderosas ferramentas ao seu lado, sua rádio divulga direto para seu público-alvo. Criar promoções, anunciar o site da rádio… Descubra qual meio estão localizado seus ouvintes e invista nele.

Neste post, iremos abordar cada um delas e como podem aumentar a abrangência da sua audiência e fidelizar, ainda mais, os seus ouvintes.

Instagram, a rede social do momento

É considerada a rede social do momento. Certamente está em maior crescimento nesse ano de 2019, devido ao fato de se criar uma grande interação e engajamento dos usuários.

O que pode fazer nesta rede social:

  • Curtir e ser curtido por todos usuários;
  • Comentar fotos;
  • Postar imagens e vídeos ou notícias para interagir com seu pessoal;
  • Anunciar promoções da rádio;
  • Postar Stories dos programas que estão no ar;
  • Fazer transmissão ao Vivo pelo Instagram.

Youtube, a plataforma de vídeos

É uma plataforma de compartilhamento de vídeos que teve início em 2005. Posteriormente, foi adquirida pelo Google. Enfim, é a maior plataforma de vídeos do planeta.
Já para você do rádio, é o ambiente perfeito para deixar programas gravados publicados e assim também, pode fazer live em tempo real, que demonstra maior interação com seus ouvintes e a oportunidade de assistirem os bastidores da rádio ao vivo.
No seu canal do Youtube, sugira que o pessoal se inscreva e curta. Se quiser, veja o nosso canal e os vídeos publicados.

A importância do Painel de Audiência e as Métricas geradas para a rádio. Saiba Mais!

Facebook, a campeã das redes sociais

É a maior rede social do mundo, de acordo com Site Maior e Melhores, são aproximadamente 2,234 bilhões de usuários. E no Brasil, de acordo com pesquisas, possui cerca de 130 milhões de usuários no Facebook.

No Brasil, é tradicional Rádios possuirem páginas ou perfis nesta rede social. Portanto o amigo radialista pode:

  • Ter uma Página Oficial da Rádio ou Perfil Oficial (com informações sobre);
  • Interagir através do Chat Online;
  • Receber curtidas ou novos pedidos de amizade;
  • Fazer Transmissão Ao Vivo do Estúdio da Rádio (parecido com o Youtube Live que citamos acima).

Leia Também: Fazer Live nas redes sociais de um só lugar! Aprenda a Automatizar sua rádio

Whatsapp – aplicativos de conversas

É um aplicativo multiuso que teve um crescimento expressivo nos últimos anos. Entretanto, a grande jogada dele é que é possivel fazer tudo em só lugar, mandar mensagens, áudios, vídeos, fotos e fazer chamadas.

Para a rádio você pode aproveitar o aplicativo para criar grupos (com vários amigos) e pode divulgar conteúdos exclusivos ou, além disso, fazer listas de transmissões.

É importante para evitar spam e bloqueio do número da rádio, pedir permissões para o ouvinte antes de enviar a mensagem. Ou então, divulgue que está com uma lista de novidades de rádio; Dessa forma, quem quiser mesmo receber, pode te mandar o contato correto para envio.

A lista de transmissão é muito boa para a rádio, uma vez que não mostra aos outros usuários que estão nela. Portanto, gera maior privacidade para os ouvintes participarem.

Twitter – diário online da rádio

O Twitter é uma rede social considerada um diário pessoal aberto do usuário, porque nele você coloca relatos do seu dia-a-dia. Posteriormente suas postagens, outros usuários podem ver, comentar e compartilhar.

Então quando for lançar alguma programação ou fazer promoções pode comentar no twitter para valorizar sua rede social. Sempre valorizando as ”hashtags” que impulsionam mais sua localização.

Conclusão: Qual destas redes sociais é a melhor para minha rádio?

Depende. Cada rádio possui um local onde está seu público-alvo. Então o primeiro passo é você descobrir o seu! E é lógico que se pode ter mais de uma rede social, sem problemas. O importante, no fim das contas é conseguir que seu ouvinte venham até você através dos convites, promoções, stories, chamadas, lives e por ai vai…

Portanto, lembre-se sempre de manter sua casa (seu site) sempre arrumada para receber seus convidados e ouvintes. Então, site atualizado, notícias atuais, streaming sempre online, aplicativo da rádio, entre outros…

Este post faz parte da Série: Curiosidades da Brasil Stream.

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Erasmo Magalhães