O mundo está migrando para o espaço digital e ao contrário do que muitos pensam, as emissoras de Rádio não ficam para trás e com o avanço da tecnologia, surgem novas tendências para o mercado digital de Rádios.

Consultoria sem compromisso!
Transforme sua Rádio!

CONSUMO DE ÁUDIO DIGITAL

Antes de mais nada, com o surgimento de novas tecnologias, também surgem novas formas de acesso do ouvinte de rádio. Desse modo, o Áudio Digital é uma das tendências no mercado digital para rádios. Ou seja, permitindo que o ouvinte se mantenha conectado de qualquer lugar e hora, desde que esteja conectado à Internet.

A princípio, estudos apontam que esta é uma tendência que cresceu muito nos últimos anos, com grandes previsões de faturamento no futuro.
De acordo com a publicação norte-americana Radio World, em uma nova edição do seu e-book, as escutas de rádio via streaming saltaram de 5% do total do consumo para uma média de 15% para o público entre 25 e 54 anos.

Primordialmente, esse tipo de informação nos revela que além de movimentar o mercado de rádio, o consumo de áudio digital também oferece uma expansão na forma de acompanhar conteúdos de entretenimento. Portanto, é extremamente importante entender deste processo e explorar o potencial deste novo seguimento em favor da sua emissora de rádio.

ENVIO DE PUSH PELO APLICATIVO DA RÁDIO!

Atualmente, uma das tendências atuais, a notificação Push se destaca pela compatibilidade com a rotina do ouvinte. Assim, de forma já reconhecida pelos usuários, o Push surge como uma forma de lembrete aos ouvintes, enviando mensagens chamando a atenção do grande público.

Antes de tudo, essa ferramenta no cenário de rádio apresenta inúmeras possibilidades: relembrar os ouvintes sobre programas que estão começando ou novos conteúdos que serão publicados, atualizações da emissora, como sorteios e promoções, informativo de notícias, novidades do meio artístico, lançamento de álbuns ou músicas novas, etc…

As notificações Push além de estimular audiência, também servem como mecanismo para redirecionar informativos promocionais, ou contatos de seus anunciantes. Garantindo novas formas de faturamento dentro da sua emissora.

Tendências do mercado digital para rádios: app com push!

TENDÊNCIA CRESCENTE NO MERCADO DIGITAL PARA RÁDIOS: PODCASTS!

A produção de Podcasts no Brasil também cresceu durante a pandemia. Mesmo não sendo uma novidade completa, essa tendência de áudio digital apresentou uma demanda muito grande no ano de 2020 e provavelmente continuará se expandindo nos anos 2021-2022. Estima-se que mais de 30 milhões de brasileiros escutam Podcasts ativamente em sua rotina.

Os Podcasts se assemelham com as programações de rádio, oferecendo um formato de entrevista ou de discussão sobre temas específicos. Logo, trazer sua emissora de rádio para o campo do áudio digital é uma oportunidade vantajosa de crescimento e inovação.