Hoje em dia é essencial que a Emissora esteja presente em todas as plataformas possíveis com um único objetivo: Seu som chega ao ouvinte em qualquer localização e no modo que ele precisar. Desta forma, quando se fala em tecnologia para emissoras e um dos principais pilares de comunicação é o App para Rádio.

Um cuidado importante que devemos tomar, é na hora de escolher a empresa que irá contratar. Aqui na BrasilStream, utilizamos o termo irá lhe “acompanhar” para tomar conta do seu aplicativo. Não é somente entregar o App para Rádio funcionando e está tudo pronto, existem outros detalhes importantes que fazem a diferença. E além disso, protegem a emissora de possíveis danos no futuro.

Abaixo, estão algumas dicas importantes que o amigo radialista deve se atentar:

1 – Quem é o desenvolvedor do seu APP?

Na hora de fechar negócio, é importante saber quem está por trás do desenvolvimento. Onde fica a empresa, se possui CNPJ, e quantos anos está no mercado… São conhecimentos indispensáveis. Dessa maneira, procure também por um App de Rádio que ele já desenvolveu e se possível alguma referência comercial. Portanto, busque reunir o máximo de informações sobre os desenvolvedores para lhe resguardar.

O motivo desta preocupação não é somente por desconfiança. Pelo contrário, você precisará ter uma comunicação com o desenvolvedor pois, os sistemas operacionais dos celulares (IOS e Android), se atualizam no mínimo 3 vezes por ano. Estas atualizações podem gerar conflitos ao seu APP caso não sejam devidamente acompanhadas. Também é importante ter essa comunicação, pois pode haver em alguma hora uma alteração a ser feita.

Ficou curioso sobre quem somos? Estamos lhe esperando para um cafézinho!

2 – Tenha um Contrato do App para Rádio

Na hora de fechar o negócio, é importante descrever em um documento todas as informações combinadas, conforme ficou alinhado entre ambas as partes e quem são estes envolvidos.

Este documento é conhecido como contrato, e nele, constam todos direitos e obrigações entre o cliente e o prestador. Assim, o contrato tem utilidade como prova jurídica ao acordo combinado. Para a emissora é uma prova e proteção sobre o que foi combinado.

Quer ver o Modelo de Contrato da Brasil Stream? Clique aqui!

3 – IOS e Android – São essenciais!

Certamente, são os dois principais sistemas operacionais utilizados no Brasil. De acordo com o Site TecnoBlog, mais de 99 % do smartphones comercializados são Android ou Iphone.

O IOS é o sistema pertencente a produtos da Apple (Iphone); Já o Android, é o sistema mais utilizado nas demais marcas do mercado (Samsung, Motorola, Huawei, etc).

Portanto, existem algumas emissoras que possuem App somente para Androids, ou apenas para IOS. Isto é: Você está limitando o acesso dos seus ouvintes. Afinal, com isto, a rádio pode (e provavelmente vai) perder possíveis ouvintes que queriam lhe escutar.

Você precisa também de um site profissional para sua rádio, Clique Aqui!

4 – Teste outro APP deste desenvolvedor e fique atento a alguns pontos!

Antes de fechar o negócio, procure por outros Aplicativos já desenvolvidos e publicados para verificar todas as funcionalidades que são ofertadas no mercado.

Em resumo, teste o player o qual está o áudio da rádio, veja como as notícias são vinculadas, como funciona a abertura dos contatos e redes sociais e os links.

Dica: confira se abre direto por outros Apps do celular.

Concomitante, na parte de pedidos musicais, confira se existe a opção de vincular com seu número do WhatsApp. Perceba se irá abrir direto a conversa dentro do APP de WhatsApp do seu ouvinte.

Enfim, esses links diretos dentro do APP para Rádio têm muito a lhe acrescentar! Pois facilitam a vida dos seus ouvintes, geram engajamento e interação.

Saiba mais! Verifique como funciona nosso APP e suas interações!

Resumo sobre App para Rádio

Por fim, busque fechar uma parceria e não somente uma venda. Conforme falamos no começo do post, busque uma empresa que lhe acompanhe e dê suporte técnico quando precisar. Pois as tecnologias mudam e se atualizam sempre. Então, quando isso acontecer, você vai depender do seu parceiro!

cuidados para o app

Este post faz parte da Série:Gestões de Rádio da Brasil Stream.

Acesse o Link e conheça mais técnicas de Gestão de Rádio.

erasmo rádio