O mês de setembro reúne muitas celebrações para o rádio. Da mesma forma, aqui na Brasil Stream, somos entusiastas que queremos fazer sua rádio voar. Sempre! Independente de dia, mês ou ano, trabalhamos para entregar as melhores soluções para sua emissora. Acima de tudo, viva o rádio!

O mês do rádio! Veja celebrações:

A princípio, se você é uma pessoa ligada em datas comemorativas, você vai entender o porquê de este ser o mês do rádio. Por exemplo, em Setembro deste ano o rádio completou 100 anos desde sua primeira transmissão no Brasil. A data do centenário do rádio, marca também o bicentenário do nosso país. Importante, né? Para saber mais sobre a história destes 100 anos do rádio, clique aqui.

infográfico dos 100 anos do rádio, primeira transmissão no Brasil.

Além disso, existe por aí uma confusão envolvendo o Dia do Radialista também.

Ocasionalmente, a data costuma ser celebrada no dia 21 de Setembro. A história começou em 1943, no primeiro governo de Getúlio Vargas. O então presidente sancionou uma lei em que promovia um piso salarial de remuneração mínima para os profissionais da categoria. Ou seja, 21 de setembro, passou a ser comemorada em decorrência do decreto histórico. Há relatos de que o Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi o propulsor da comemoração do Dia do Radialista, em meados da década de 40.

Do mesmo modo, no ano de 2006, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou a lei de nº 11.327, que institui o dia 7 de novembro como data oficial para o Dia do Radialista. De acordo com os registros, o motivo seria uma homenagem ao músico e radialista Ary Barroso, que participou da programação de crônicas e locução da Rádio Tupi. Como resultado, a celebração de nossos radialistas ficou marcada entre estas duas datas, mantendo suas comemorações.

#MêsDoRádio: 25 de Setembro – Dia Nacional do Rádio

Sobretudo, além da data da primeira transmissão do rádio no Brasil, o decreto histórico que levou à data ao dia do radialista, em Setembro também se comemora o dia Nacional do Rádio.

Antecipadamente, a data é uma referência direta à Edgard Roquette-Pinto, responsável pela fundação do sistema de radiodifusão do nosso país, também foi o diretor do Museu Nacional, e segue sendo um grande nome para a ciência, cultura e educação do Brasil. A data do dia 25 de Setembro, marca o dia do nascimento do cientista político. Roquette-Pinto contribuiu para os estudos de etnografia no país e fundou a primeira rádio nacional.

Contudo, foi logo em 1922, durante a primeira transmissão de rádio que narrava a Independência do Brasil, que Roquette-Pinto enxergou a imensidão do veículo comunicador. Dessa forma, o etnólogo ajudou a Academia Brasileira de Ciências a comprar os equipamentos de rádio da época, e, depois, contribuiu para sua fundação. Por isso, procede sua fama como o “pai” do sistema radiodifusor.

O rádio só evoluiu deste então, por isso, faça sua rádio voar!

Em conclusão, agora que você já sabe alguns dos motivos para celebrarmos o mês do rádio, que tal alavancar sua emissora com um Streaming de qualidade, Site profissional para rádios e Aplicativos que aproximam os seus ouvintes, além de vários outros benefícios.

Nós da Brasil Stream buscamos soluções que deem força para emissoras de todo o país. O rádio hoje, está mais amplo do que nunca. Com a Internet, pode chegar a qualquer lugar, a qualquer hora do dia. Além de trazer novos tipos de interação, também oferece novas oportunidades de prestígio e faturamento para todas as rádios. Quer saber mais? Inicie uma conversa sem compromisso com nossos consultores e descubra como transformar sua rádio. Juntos, podemos ir além!

perfil do autor