Hoje iremos falar do microfone de diafragma largo Neumann TLM 103. Considerado por muitos locutores como um dos melhores do mercado.

A evolução tecnológica proporcionou condição para que fosse incorporados novos meios de se fazer rádio, como as rádios online. Para atrair e manter ouvintes além de um bom conteúdo são necessários equipamentos de qualidade, principalmente microfones.

Assim, O TLM 103 rapidamente se tornou um dos grandes sucessos da Neumann. Com uma nova cápsula e novo circuito, e o tradicional design já conhecido mundialmente, se apresenta como microfone mais silencioso do mercado.

O Microfone Neumann e seu Primor técnico:

Com o TLM, foram estabelecidos novos padrões desempenho técnico. Com um ruído muito baixo, de apenas 7 db-A, faz com que seja um dos microfones mais silenciosos do mercado. Enquanto o TLM 103, pode lidar com níveis altos de pressão sonora de até 138 dB sem necessidade de pré-atenuação. Sua vasta faixa dinâmica de 131 dB torna o TLM 103 muito fácil de usar, pois captura qualquer coisa, desde o som de uma agulha caindo em um copo até o som de um bumbo, sem ruído ou distorção.

microfone neumann

Aplicações do Microfone Neumann:

O TLM 103 foi primeiramente projetado para estúdios e transmissões de rádio, mas devido a sua capacidade técnica, ele vem sendo utilizado por renomados estúdios como uma alternativa moderna para o U87 para gravação de vocal, e instrumentos.

A Empresa Neumann:

O Grupo Georg Neumann GmbH (conhecido no Brasil como Neumann) foi fundado em 1928, e sua sede fica em Berlim na Alemanha. Eles se especializaram em todo tipo de modelos de microfones. E entre eles, estão: transmissões, produção musical, locução ao vivo e estúdio fechado.

Um marco importante nesta empresa tradicional, no entanto, foi a partir dos anos 80. Com lançamento da linha TLM que iniciaria com microfones com saídas balanceadas, porém sem transformador de saída.

Fonte: Neumann Berlim

neumann-qualidades

Este post faz parte da Série: Equipamentos para Rádio da Brasil Stream.

Acesse o Link e veja outros importantes equipamentos do Rádio.