A primeira emissora de rádio do Brasil foi fundada no ano de 1923. O propulsor foi o Sr. Edgard Roquette-Pinto. Com a finalidade de melhorar a comunicação da nação brasileira, assim também buscar interação.


Foto: Sr. Edgar Roquette-Pinto – O Pai do Rádio no Brasil.
Fonte: Rádio 94FM – RJ

A Primeira Transmissão.

Certamente o local para ser realizar a primeira transmissão radiofônica do país teria de ser em sua capital, na época Rio de Janeiro, em 1922. Então, na época a cidade recebeu uma grande Feira Internacional, onde vários empresários americanos, estavam apresentando a nova tecnologia que estava revolucionando os EUA, a Radiodifusão. 

Portanto, para realizar a transmissão de teste, os americanos instalaram uma antena no pico do morro do Corcovado. Contudo, permitia que a tecnologia (na época complementa disruptiva no mundo) realiza-se a primeira transmissão radiofônica no Brasil, que foi um discurso do presidente da república Epitácio Pessoa.

Roquette-Pinto participou da primeira transmissão e surpreendentemente quando viu a tecnologia funcionando, teve um grande insight:

“Eis uma Máquina importante para Educar nosso Povo”.

Roquete Pinto

A Primeira Emissora de Rádio do Brasil.

Logo após a primeira transmissão no Brasil em 1922, o Sr. Roquette Pinto tentou convencer o governo a adquirir os equipamentos apresentados na Feira Internacional, porque viria ali o futuro da comunicação.


Visando um grande sonho, ele não desistiu! Contudo convenceu a Academia Brasileira de Ciências a comprar os equipamentos. Assim, foi criada a primeira rádio do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada e dirigida por Roquette-Pinto

Ele era um homem com viés nacionalista e de ideologia forte, logo após, no ano de 1936, doou (isso mesmo, doou) a rádio ao governo brasileiro, especificamente ao Ministério da Educação, transformando-a na Rádio MEC.


Foto: Sr. Edgar Roquette-Pinto nos estúdios da primeira estação de rádio no Brasil, a Sociedade Rádio do Rio de Janeiro. Fonte: Rádio 94FM – RJ

A emissora existe até hoje, em contrapartida com outro nome, que ficou Rádio MEC – Música, Educação e Cultura.

Fonte: Wikipedia e Rádio 94FM-RJ

Personagem importantes na história do Rádio

Está homenagem faz parte da Série: Grande Nomes do Rádio da Brasil Stream.

Acesse o Link e conheça mais nomes importantes do Rádio.


Uma Homenagem da Brasil Stream e seu AMOR coracao pelo Rádio.