Neste texto, iremos abordar a vinheta, não apenas no início, mas de sua transformação ao longo da história. Desse modo, mostraremos como ela se comportou, e comporta nos dias atuais, como sobreviveu a evolução tecnológica que vivemos, e hoje em dia é palavra essencial em Rádios.

O início da vinheta

A vinheta, como conhecemos hoje, teve diversas alterações através do tempo. Mas, no passado, quando era usada em escudos e brasões, até os dias atuais. Ela tem o papel de destacar o que está sendo mostrado.

Ela começou a ser usada na Idade Média como alegoria gráfica, com a finalidade de representar mensagens ou palavras chaves. O termo se adapta aos meios em que está, em virtude de se destacar.

Vinheta nas Telecomunicações.

Com o surgimento das telecomunicações, assim também, a vinheta acompanhando a evolução do meio eletrônico, sofreu alterações e adquiriu funções. Nesse novo meio a vinheta ganhou, diferente das artes gráficas, o poder de marcar limites de programação e intervalos comerciais.

Qual foi a primeira emissora de Rádio no Brasil? Saiba mais…

Na rádio a vinheta tem a função de marcar a entrada ou saída de um programa, para reforçar uma marca de algum anunciante ou nome da própria estação. Feita de frases curtas, ela chama a atenção do ouvinte sobre o que ele está prestes a ouvir. Uma vinheta fácil de lembrar, com efeito de combinar com o programa tem o poder de lembrar o público de que determinado programa/anúncio vai entrar no ar.

História sobre a vinheta de Rádio no Brasil

Mate sua Saudade:

Se você conheceu, ou quer conhecer, encontramos no Youtube as melhores vinhetas de Rádio que circulavam em todo o Brasil, isto é a época de Ouro do Rádio.

Este post faz parte da Série: História do Rádio da Brasil Stream.

Acesse o Link e conheça mais dados sobre o Rádio no Brasil.