O pioneiro em transmissões esportivas de futebol no rádio… Portanto é impossível falar sobre os melhores radialistas do Brasil e não lembrar de Nicolau Tuma.

O “Speaker Metralhadora”, assim considerado um dos locutores mais rápidos para narração de todos os tempos!

Sua Origem

Aos 18 anos, ele venceu um concurso para ser locutor na Rádio Educadora Paulista, no ano de 1929, em seguida, dois anos depois em 1931. Marcou época, narrando integralmente um jogo de futebol.

O curioso era que não existiam números nas camisetas dos jogadores, e por isso, o próprio Tuma visitava o vestiário antes do início da partida, para decorar características de cada atleta.


“Esse Nicolau Tuma não é gente. É uma metralhadora, fala mais depressa que o jogo.”


Essa frase foi dita pelo comentarista Barbosa Filho, e marcou a carreira de Tuma para sempre!

Porque do seu Apelido – “Speaker Metralhadora”

Tuma teve um apelido digno de sua peculiar característica, uma vez que era capaz de alcançar 250 palavras por minuto. O apelido de Speaker Metralhadora”, todavia, era a junção do nome Speaker (nome pelo qual os locutores foram chamados). E sua incrível capacidade de emitir palavras rapidamente.

Um marco importante na carreira de Tuma, foi no ano de 1943. Assim como sendo um dos fundadores da Associação Brasileira de Rádio, adicionou ao estatuto da entidade o termo “radialista”. Que segundo ele vinha da soma das palavras “rádio” e “idealista”. Logo após a época do rádio, se dedicou a política, se elegendo vereador, deputado estadual e depois deputado federal. Por fim de seus feitos, ele teve importante atuação na elaboração do Código Nacional de Trânsito e Código Brasileiro de Telecomunicações.

Uma frase muito marcante de Tuma foi:

“O microfone muitas vezes é mais poderoso que a bomba atômica, pois os bens materiais que a bomba destrói, o homem reconstrói. Já uma notícia sem apuração e mau divulgada tem danos irreparáveis. Protejam a notícia”.

Nicolau Tuma.

Mate sua Saudade:

Nesse sentido para matar a saudade, encontramos no Youtube uma entrevista de Nicolau Tuma. Cedida a Rádio Jovem Pan para o narrador Milton Neves:

nicolau tuma

Grandes Nomes do Rádio.

Está homenagem faz parte da Série: Grande Nomes do Rádio da Brasil Stream.

Acesse o Link e conheça mais nomes importantes do Rádio.


Uma Homenagem da Brasil Stream e seu AMOR coracao pelo Rádio.